Marcos Martins   |   20/08/2018 12:30

Fusão da Avianca será decisiva em joint venture com United e Copa

Companhias aéreas estudam acordo comercial, mas Azul aumenta dúvida sobre o negócio

Divulgação Avianca
Empresa brasileira terá influência pelo mercado doméstico
Empresa brasileira terá influência pelo mercado doméstico
As companhias Avianca, Copa Airlines e United Airlines estudam uma aliança para fortalecer as suas presenças entre Estados Unidos e América Latina. A análise é da Centre for Aviation, a Capa.

As negociações já duram mais de um ano e têm como objetivo estabelecer um potencial acordo comercial conjunto. Em paralelo, a Azul também manifestou desejo de criar uma joint venture com a United e outra parceria similar com a Tap.

Vale lembrar que a Avianca manifestou interesse em fusão com a Avianca Brasil. O Synergy Group é o maior acionista de cada empresa, mas opera separadamente.

Em 2015, a United investiu US$ 100 milhões na Azul por uma participação de 3,7% e, no início deste ano, aumentou sua participação para 8% após a compra das ações que eram da Hainan Airlines. Recentemente, funcionários da Azul reafirmaram que as duas empresas estão “absolutamente trabalhando para uma joint venture EUA-Brasil”.

Adicionar a Avianca Brasil nesse joint venture daria aos três parceiros alguma cobertura dentro do Brasil, mas a frota de 124 aeronaves da Azul é mais que o dobro das 54 aeronaves da Avianca Brasil. Embora a Azul tenha expandido o serviço de longa distância para Estados Unidos e Europa nos últimos dois anos, o mercado doméstico brasileiro representa quase 97% das frequências da Azul, segundo dados de agosto.

A Copa entrou no negócio com Avianca e United e leva um certo peso às discussões, já que transformou o seu hub da Cidade do Panamá em ligação importante entre as Américas do Norte e do Sul. O número de passageiros mais que dobrou de 2010 ao ano passado, de sete para 15 milhões, e a Copa detém uma participação de quase 87% no endereço.

Em comparativo, a Copa tem participação de 71% entre a América Central e a América do Sul. Em número de assentos, possui 52% e a participação da Avianca é de 23%, segundo levantamento da reportagem. A Copa opera para 13 mercados dos Estados Unidos a partir da Cidade do Panamá, e a Avianca opera para 12 mercados a partir de seu hub em Bogotá.

Além disso, a Avianca Peru oferece serviço de Lima a Miami e a Avianca El Salvador voa de San Salvador a Miami. Dessa maneira, o negócio entre as três companhias poderia alavancar centros poderosos na Colômbia e Panamá.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS