Renato Machado   |   24/09/2018 12:55

Tap tem reprivatização pelo governo português aprovada

Com a movimentação, a Parpública garante 50% do capital social e dos direitos de voto da Tap SGPS.

Raphael Silva
Após mais de um ano de espera desde o anúncio de intenção de compra de 16% ações da Tap e da Portugália por parte do governo português, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (Anac) de Portugal deu o aval para que a movimentação seja oficializada.

Em junho de 2017, a Parpública (holding estatal portuguesa) tornou pública a negociação de compra de 16% do capital social da Tap SGPS (acionista única de Tap e Portugália) pertencente à Atlantic Gateway, consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa.

No comunicado, a Anac portuguesa afirma que após deliberação na quinta (20), o conselho de administração da autoridade definiu que “a estrutura de controle da Tap e Portugália está em conformidade com o disposto no Regulamento (CE) n.º 1008/2008, de 24.9.2008, que impõe que as empresas detentoras de licenças de transporte aéreo comunitário pertençam e sejam efetivamente controladas por Estados Membros e/ou nacionais de Estados Membros”.

Com a movimentação, a Parpública garante 50% do capital social e dos direitos de voto da Tap SGPS., sobrando agora 45% a Atlantic Gateway e os 5% restantes a um conjunto diversificado de trabalhadores do Grupo Tap.

A entidade ainda afirma que as licenças de exploração das aéreas em questão “continuam a cumprir todas as exigências legais relativas à sua manutenção, dado que, no âmbito das transações notificadas a esta Autoridade, ficou demonstrado esse mesmo cumprimento, pelo que se manterão válidas e em vigor".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS