Danilo Teixeira Alves   |   31/01/2019 15:05

Aéreas Abear transportaram 8,7 mil itens para transplantes

Aéreas Abear são responsáveis por transportar 79,6% de todos os itens para transplantes no Brasil. 


Pixabay

Avianca Brasil, Azul, Gol, Latam e Passaredo transportaram gratuitamente 8,7 mil itens para transplantes (órgãos, tecidos, equipes médicas, entre outros) no Sistema Único de Saúde (SUS) do País em 2018. Os dados, que são da Central Nacional de Transplantes (CNT), mostram que as companhias associadas à Abear transportaram 79,6% dos itens (o restante foi transportado por companhias aéreas estrangeiras, Força Aérea Brasileira, voos particulares, Correios e transporte terrestre). Ao todo, foram transportados 10.948 itens no ano passado.

LEIA MAIS: Aéreas nacionais clamam por doação de órgãos em vídeo

Fundadoras e associadas da entidade realizaram 4.495 voos com algum tipo de apoio para os transplantes em 2018. O número representa 86% do total de movimentos. “A participação das empresas aéreas da Abear no sistema de transplantes é fundamental em um País de dimensões continentais como o Brasil. Só a agilidade do transporte aéreo permite que um órgão percorra grandes distâncias em tempo hábil para um transplante”, diz o diretor de Segurança e Operações de Voo da associação, Ronaldo Jenkins.

O transporte de itens para transplantes está contemplado no projeto Asas do Bem, lançado em 2014, com o objetivo de divulgar o deslocamento gratuito de órgãos realizado diariamente no Brasil por suas associadas.

Tópicos relacionados