EMPRESAS

Alitalia cresce 50% no Brasil; veja o que esperar de 2019


Divulgação
Quatro mil voos semanais, 143 rotas, 94 destinos, sendo 68 internacionais. Com estes novos números a Alitalia, a maior companhia aérea italiana e membro da aliança Skyteam, encerrou 2018. Ainda que não esteja definido o seu futuro depois do pedido de recuperação judicial (em maio de 2017), ano passado a empresa voltou a se reestruturar, cresceu globalmente e expandiu suas operações no Brasil, começando 2019 com nove razões para comemorar.

1. Aumento na oferta de voos no Brasil
Nos últimos 12 meses, houve um aumento de 110% no número de voos da Alitalia no Brasil, passando de dez semanais para 21, com três rotas por dia entre o País e a Itália. No Rio de Janeiro, a companhia aumentou a frequência de três vezes por semana para voos diários. Em São Paulo, agora são duas frequências por dia. O novo voo sai de Guarulhos às 22h e chega a Fiumicino, Roma, às 12h05. A volta é diurna, partindo de Roma às 10h15 e chegando em São Paulo às 19h35. A frequência já consolidada sai às 17h15 de Guarulhos e chega às 7h15. No retorno, a saída de Roma é às 22h05m e a chegada, às 7h25m. O voo diário do Galeão parte às 17h, chegando em Roma às 7h. Na volta, sai às 21h45m e chega às 7h.

2. Crescimento no número de passageiros
De janeiro a outubro de 2018, a Alitalia transportou 250 mil passageiros nas rotas brasileiras. O número significa um aumento de 52% em relação ao mesmo período no ano anterior.

3. Investimento e resultado financeiro
A Alitalia aumentou sua frota e tem atualmente 118 aeronaves, sendo 26 delas para longas distâncias (B777 e A330). O investimento se refletiu em resultados positivos para a empresa, que fechou o terceiro trimestre do ano com dois milhões de euros de lucro.

4. Pontualidade
A Alitalia iniciou 2018 sendo reconhecida como a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de janeiro. Sua pontualidade continuou em destaque ao longo do ano.

5. Classes de serviço

Divulgação
Classe Magnifica, a executiva da Alitalia
Classe Magnifica, a executiva da Alitalia
São três as classes de serviço nas aeronaves B777 e A330, que voam para o Brasil: Econômica, Premium e Magnifica. Todas têm entretenimento individual com filmes e séries de televisão. Na Econômica Premium há até 40% mais de espaço para as pernas e as telas individuais são um pouco maiores. A classe intermediária ainda conta com café Lavazza expresso e, ao fim da refeição principal, é servido um limoncello, licor típico do Sul da Itália.

Na classe executiva, a Magnifica, os assentos reclinam 180 graus. Os novos amenities são da grife italiana de luxo Salvatore Ferragamo e o cardápio, com ênfase na cozinha italiana, muda a cada três meses. Desde novembro, é assinado pelos consultores da Gambero Rosso, plataforma voltada para a promoção de comida e vinhos italianos. No fim do ano, a Magnifica foi reconhecida pela revista americana de luxo Global Traveler pelo design de suas poltronas e pela sua cozinha.

6. Novidades para o viajante corporativo
Em 2018, a Alitalia lançou o lounge Casa Alitalia no Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci, em Fiumicino. A bordo, na classe executiva, passou a oferecer proseccos Villa Sandi e kits Ferragamo. O objetivo é ampliar a base de clientes corporativos.

Divulgação

7. Acordos de codeshare e parcerias
Há novos acordos com companhias como Avianca, Aerolíneas Argentinas e All Nippon Airways (ANA). O codeshare com a Ana facilita as conexões para o Japão, inclusive para passageiros nas rotas a partir de São Paulo e Rio. A Alitalia tem também parcerias com empresas marítimas, como Costa e MSC. Os passageiros da Costa Cruzeiros, por exemplo, que comprarem pacotes fly & cruise e desembarcarem no porto de Civitavecchia podem despachar as bagagens no terminal marítimo, antes de irem para o Aeroporto de Roma.

8. Novas contratações
Para aumentar seu relacionamento com os profissionais do Turismo no Brasil, a Alitalia aumentou em 2018 sua equipe de vendas no País.

9. Stopover e conexões em Roma
Uma novidade lançada pela Alitalia em 2018 foi o stopover em Roma. Com esse serviço, os clientes da companhia podem passar até três noites na cidade italiana, sem cobrança extra. O aeroporto é moderno e confortável, com rápida entrega de bagagem e facilidades de conexão.

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA