Danilo Teixeira Alves   |   28/03/2019 10:03

Boeing atualiza manual e software de controle dos 737 Max

As operações do Max foram suspensas em todo o mundo após o registro de dois graves acidentes, que juntos mataram mais de 300 pessoas.

A Boeing anunciou na tarde de ontem (quarta-feira, dia 27) uma atualização no manual e no software de controle de voo para os modelos da família 737 Max. As operações do Max foram suspensas em todo o mundo após o registro de dois graves acidentes, que juntos mataram mais de 300 pessoas.

Wikicommons/pjs2005

Na atualização do software de controle de voo, a fabricante norte-americana modificou o sistema MCAS (Sistema de Aumento de Características de Manobra, na sigla em inglês), que está presente nos computadores de bordo dos aviões. Ele foi desenvolvido pela companhia especificamente para os modelos 737 Max 8 e o Max 9.

Com a mudança, o software passa a fornecer camadas adicionais de proteção se os sensores de ângulo de ataque fornecerem dados errados. Esses sensores indicam para a tripulação técnica a inclinação da aeronave e podem alertar para uma possível perda de estabilidade do avião.

A Boeing trabalha em parceria com as agências reguladoras para certificar a atualização do software, mas ressalta que o prazo para conclusão das mudanças pode variar de país a país. Junto com as atualizações, a fabricante pediu para as companhias aéreas reforçarem o treinamento dos pilotos para esse modelo de avião..

Por fim, a Boeing voltou a reafirmar que o modelo de aeronave é seguro.

Tópicos relacionados