EMPRESAS

Mala de mão em excesso poderá ser barrada em voos domésticos


Reprodução / Pixabay
Desde que foi autorizada acobrança de despacho de bagagens em voos domésticos, as companhias aéreas nacionais vêm se queixando dos transtornos causados por passageiros que exageram no tamanho da mala a bordo. Esse desconforto, porém, pode estar com os dias contados.

A Abear, associação que defende os interesse das principais empresas da aviação comercial no Brasil, vai começar a fiscalizar, a partir de amanhã, as malas com as quais os passageiros embarcarão. O monitoramento acontecerá antes mesmo da etapa do raio-X.

Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. Já a partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

No total, 15 aeroportos brasileiros participam desta iniciativa (veja na lista a seguir). Na fase de implementação, foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 de abril.

MEDIDA PERMITIDA


[-Divulgação-]
Imagem enviada pela Abear
Imagem enviada pela Abear
A Abear segue os padrões da Iata em relação à bagagem a bordo, que exigem a medida máxima de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

AEROPORTOS E DATAS DE INÍCIO

10 de abril: Aeroporto de Brasília; Aeroporto de Curitiba, Aeroporto de Campinas-SP, Aeroporto de Natal
*Período de orientação ao passageiro: até 24 de abril
*Início da triagem: 25 de abril

17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte), Aeroporto de Fortaleza, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Salvador, Aeroporto de Belém
*Período de orientação ao passageiro: até 1º de maio
*Início da triagem: 2 de maio

24 de abril: Aeroporto de Goiânia, Aeroporto de Porto Alegre, Aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Aeroportos Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro)
*Período de orientação ao passageiro: até 12 de maio
*Início da triagem: 13 de maio
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

As mais lidas agora