Artur Luiz Andrade   |   29/09/2019 00:20   |   Atualizada em 30/09/2019 11:22

American suspende reservas em voos codeshare com Latam

A American Airlines rebateu informações de que não estaria embarcando passageiros da Latam, depois do anúncio de que a Delta investirá na empresa chilena


Divulgação

A American Airlines rebateu informações de que não estaria embarcando passageiros da Latam que compraram bilhetes para voar trechos com a AA antes do anúncio de que a empresa chilena iria ter uma nova parceira americana, a Delta Air Lines.

" A American continua a aceitar clientes e bagagens da LATAM com voos marcados pela American, seguindo os nossos acordos entre companhias aéreas e Oneworld. A LATAM também continua a aceitar clientes da American Airlines. Não houve nenhuma mudança para clientes das duas companhias e a American não tem conhecimento de clientes que tenham tido viagem negada", diz a empresa em comunicado.

"No momento, não há mudanças em nosso acordo de passageiros frequentes ou acesso às sala vips para clientes American ou LATAM. Membros do AAdvantage continuam a acumular milhas em voos operados pela LATAM", continua a AA. Afinal, o fim da parceria foi anunciado apenas na última quinta-feira, 27, pegando todos de surpresa.

Nos próximos meses, com a redução dos acordos com a LATAM que permanecem vigentes, a American diz que trabalhará em conjunto para garantir que todos os seus clientes sejam atendidos. A American, no entanto, suspendeu as reservas em voos de codeshare. Ou seja, a partir de agora não será possível fazer reservas em voos que operavam em codeshare, mas as reservas já feitas serão honradas, segundo a American.

"A American, que continua a ser a maior companhia aérea americana na América Latina e na América do Sul, mantém seus planos para competir e crescer na região", reafirma.

Na última quinta-feira, 27, a Delta Air LInes anunciou um investimento de US$ 2,25 bilhões no Grupo Latam, incluindo compra de 20% das ações e início de uma sinergia na América Latina. Com isso, a Delta deixa de ser parceira da Gol e a Latam deixa a American. Ainda não se sabe quando American e Delta se desfazerão dos investimentos que possuem na Latam e Gol, respectivamente, nem quando a Latam deixará a Oneworld. Nos próximos dias essas e outras dúvidas serão esclarecidas, pois tanto Delta quanto Latam estavam investindo em parcerias estratégicas com outras empresas do mundo.

Veja a seguir algumas perguntas e respostas preparadas pela companhia americana.

P: A American ou a LATAM estão se recusando a aceitar clientes e bagagens agendados para voar?
A: A American não tem conhecimento de nenhum cliente da American ou da LATAM que tenha sido impedido de viajar. Aceitamos clientes e bagagens da LATAM com voos agendados pela American e a LATAM continua a aceitar nossos clientes, seguindo os nossos acordos atuais.

P: As operações em codeshare foram canceladas? O que isso significa para os clientes?
A: Não há impacto para nossos clientes que têm reservas com a American ou com a LATAM. Suspendemos apenas novas reservas em codeshare. Se um cliente precisa fazer mudanças em um itinerário existente que envolva um voo codeshare da American operado pera LATAM para um mercado que a American atende, remarcaremos a passagem do cliente em um voo American.

P: A American irá remarcar clientes com a LATAM durante operações irregulares?
A: Sim. No caso de operações irregulares, o serviço de atendimento ao cliente e agentes de reserva utilizarão o processo já existente para remarcar nossos clientes, o que inclui a possibilidade de fazer reservas com a LATAM como uma companhia aérea Oneworld.

P: Clientes ainda podem acessar os lounges?
A: Sim. A política de acesso aos lounges Oneworld não mudou.

Tópicos relacionados