Artur Luiz Andrade   |   26/02/2020 11:39   |   Atualizada em 26/02/2020 11:44

American Airlines e Qatar se reaproximam por aliança estratégica

A American Airlines e a Qatar Airways iniciaram uma reaproximação que deve levar a uma forte aliança


Divulgação
American Airlines
American Airlines

A American Airlines e a Qatar Airways iniciaram uma reaproximação que deve levar a uma forte aliança estratégica. As duas empresas assinaram acordo de codeshare, mas miram algo bem maior e mais consistente, segundo comunicado divulgado esta semana. Depois da volta do codeshare, a American promete explorar serviços adicionais entre os Estados Unidos e Doha, no Catar, sede da Copa do Mundo de 2022.

“Nossa meta é continuar a expandir e aprofundar nossas parcerias globais para complementar a malha da American e criar mais opções para nossos passageiros”, disse o chairman e CEO da American Airlines, Doug Parker.

Segundo ele, os fatos que levaram à supensão da parceria entre as duas empresas, há dois anos, com acusações de subsídio do governo árabe à Qatar, já estão resolvidos. “E acreditamos que retomar nosso acordo de codeshare nos permitirá oferecer serviços em mercados que nossos clientes, colaboradores e acionistas valorizam, incluindo nossas oportunidades de crescimento para a AA”, continou.


Divulgação
Akbar al-Baker
Akbar al-Baker

O chief executive da Qatar Airways, Akbar al-Baker, disse que a volta do acordo reúne duas das maiores redes do mundo da aviação, aumentando as opções para milhões de clientes, com conectividade facilitada para um número significativo de destinos.

A American, depois das aprovações governamentais, irá colocar seu código em voos Qatar para o Oriente Médio, África Ocidental, Sul da Ásia e Sudeste Asiático, enquanto a Qatar terá voos compartilhados com a American para Dallas-Fort Worth (DFW), Chicago (ORD), Nova York (JFK), Philadelphia (PHL), Miami (MIA) eLos Angeles (LAX), além de voos para a Europa, Caribe, América Central e América do Sul.

Além do compartilhamento de voos, as duas empresas irão discutir formas de aumentar a parceria por meio do incremento da cooperação comercial.

Tópicos relacionados