Artur Luiz Andrade   |   03/02/2020 17:52
Atualizada em 03/02/2020 18:03

Copa e United se destacam e Latam lidera no inter da Abracorp

O câmbio alto, favorecendo o dólar, salvou o ano para a maioria das empresas aéreas que operam voos internacionais. Latam e American lideram, United se destaca



O câmbio alto, favorecendo o dólar, salvou o ano para a maioria das empresas aéreas que operam voos internacionais, quando analisamos os dados de vendas da Abracorp em 2019.

As associadas da entidade venderam R$ 2,8 bilhões em bilhetes, um crescimento de apenas 0,9%. No total, foram emitidas 642,6 mil passagens aéreas internacionais, com tarifa média de R$ 4,3 mil (queda, em quantidade de bilhetes, de 8% frente a 2018).

Praticamente todas as companhias apresentaram queda no número de bilhetes e a maioria caiu também nos reais gerados. United Airlines e Copa foram exceções no Top 10, e abaixo dele a Gol e a Qatar. Confira abaixo:


Danilo Teixeira Alves

A Latam liderou com 18,4% de share de vendas no internacional, mas caiu 3,1% em bilhetes: 122,6 mil, para um total de vendas de R$ 518,6 milhões. Os resultados de Latam e American (segunda colocada) foram decisivos para que a Oneworld fosse a aliança mais vendida pela Abracorp. A má notícia é que a Latam se despede da aliança em 1º de maio de 2020.

A American Airlines, com 11,6% de share, vendeu 48,6 mil bilhetes (-21%) e gerou R$ 327,9 milhões (+1,5%).

A United aparece na terceira posição com 42,6 mil passagens (estável com 2018), mas acréscimo de 21% em vendas, chegando a R$ 310,9 milhões.

Em quarto lugar, com 9,3% de share vem o grupo Air France-KLM, com queda de 12,4% em bilhetes (42,6 mil) e R$ 261,9 milhões em vendas (-5%).

Na quinta colocação ficou o grupo Lufthansa/Swiss, com 26,3 mil passagens emitidas pela Abracorp (-18,3%), share de 6,6% em vendas, para um total de R$ 186,2 milhões (-17,9%).



Completam a lista de vendas da Abracorp (voos internacionais 2019):


Delta Air Lines: 23,9 mil bilhetes e R$ 167,6 milhões em vendas (-25,2% e -0,5%, respectivamente)
Emirates: 17,5 mil bilhetes e R$ 149,4 milhões (estável e +9,2%)
British/Iberia: 24,8 mil bilhetes e R$ 137 milhões (-15,3% e -7,3%)
Tap: 26,6 mil e R$ 110,7 milhões (-17% e -3,2%)
Copa Air Lines: 29,2 mil e R$ 103,4 milhões (+6,4% e +21,3%)

Avianca: 29,9 mil e R$ 78,1 milhões (-35% e -33%)
Aeromexico: 15,3 mil e R$ 66,4 milhões (-1,8% e +10,4%)
Gol: 41,5 mil e R$ 61,9 milhões (+22,3% e +7,5%)
Air Canada: 6,7mil e R$ 43,3 milhões (-31% e + 12,2%)
Alitalia: 10,1 mil e R$ 43,2 milhões (-15,2% e -4,7%)

Aerolíneas Argentinas: R$ 41,7 milhões (-14,3%)
Qatar: R$ 43,3 milhões (+41%)
Azul: R$ 35,6 milhões (+19%)
Air Europa: R$ 20,4 milhões (-4,3%)

Turkish: R$ 19,3 milhões (-23,9%)
SAA: R$ 18,8 milhões (-18,7%)
Air China: R$ 8 milhões (+16,4%)
Ethiopian: R$ 6,9 milhões (-20,2%)
E ainda Qantas (R$ 4 milhões), Singapore (R$ 2,5 milhões), Boliviana (R$ 2 milhões), Taag (R$ 1,2 milhão) Korean (R$ 1,1 milhão) e Etihad (R$ 859 mil).

Fonte: www.abracorp.org.br/bi

Leia os dados gerais da Abracorp em 2019
Gol lidera no doméstico

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.