Victor Fernandes   |   27/05/2020 18:05

Lufthansa pede tempo para avaliar pacote de ajuda

A aérea precisa discutir as condições impostas pelo governo alemão junto ao pacote de ajuda.

Beatrice Teizen
Após concordar com pacote de ajuda do governo alemão, o conselho supervisor da Lufthansa se reuniu hoje para discutir as condições impostas a um potencial empréstimo de resgate do governo. O conselho concluiu que precisava de mais tempo para revisar os requisitos estabelecidos pela Comissão Europeia e não os aprovará hoje, conforme o esperado. Os 9 bilhões de euros (US$ 9,9 bilhões) vêm com os termos da Comissão Europeia, que a Lufthansa afirma que enfraqueceriam significativamente suas bases em Frankfurt e Munique.

As condições estabelecem que a companhia aérea deve renunciar aos direitos de aterrissagem de seis de suas 300 faixas honorárias nos aeroportos de Frankfurt e Munique. Embora isso não pareça muito, em um comunicado enviado à Simple Flying, a Lufthansa disse que as condições "levariam a um enfraquecimento da função de hub nos aeroportos domésticos da Lufthansa". Ele também alegou que "o impacto econômico resultante sobre a empresa" precisava de mais análises. Portanto, a companhia aérea não recusou as condições. Só precisa de mais tempo para pensar.

Embora a companhia aérea tenha dito que precisa de mais tempo para considerar, ela afirma que ainda vê o empréstimo como "a única alternativa viável para manter a solvência". Claramente, está considerando cuidadosamente suas opções. A companhia aérea pode estar esperando um compromisso, já que a perda de slots não foi a única condição difícil.

A Lufthansa não estava interessada em vender uma porcentagem de seus negócios ao governo alemão por medo de interferência. No entanto, concordou que o Estado alemão tenha uma participação de 20% na companhia aérea, com o direito de aumentá-la para 25% no futuro. O compromisso era que o governo seria um parceiro silencioso. Talvez ao adiar o acordo, a Lufthansa esteja esperando um acordo nessa parte também.

Tópicos relacionados