Beatrice Teizen   |   03/07/2020 12:57

Azul implementa tecnologia de rastreio de bagagens

Ferramenta está disponível para todos os passageiros em todos os voos da companhia aérea de Campinas

A Azul acaba de implementar em todos os voos da companhia uma ferramenta de rastreio de bagagem que monitora o caminho das malas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final. A tecnologia funciona com aparelhos semelhantes a smartphones que são utilizados pelos tripulantes da aérea para fazer a leitura do código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada.

Emerson Souza
Bagagens dos passageiros da Azul serão rastreadas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final
Bagagens dos passageiros da Azul serão rastreadas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final
Com o traking code, a mala é rastreada a cada manuseio e o status é enviado para um sistema de controle. Por meio do aplicativo da Azul, o cliente recebe notificações sobre três diferentes etapas de movimentação do item: o próprio check-in, o carregamento na aeronave e a restituição, na esteira de bagagens, no aeroporto de desembarque.

“Essa tecnologia faz parte de uma das nossas frentes de atuação, que visa integrar os serviços e otimizar nossa operação, trazendo mais eficiência para o dia a dia da companhia. Começamos a testar nos voos entre Campinas e Cuiabá durante um período e hoje já é uma realidade em todas as bases da Azul”, diz o diretor de Tecnologia da aérea, Kléber Linhares.

A ferramenta também alimenta um sistema que fortalece o controle da companhia em todas as bagagens em trânsito. A empresa tem a expectativa de rastrear 100% das bagagens e reduzir seu percentual de extravio, que passou de 2,14 em abril para 1,89 bagagens para cada mil clientes transportados em junho.

Tópicos relacionados