Danilo Teixeira Alves   |   20/07/2020 17:16

Azul ultrapassa Gol e Latam e lidera mercado doméstico em junho

Ao todo, foram transportados mais de 889 mil passageiros a bordo das aeronaves das três aéreas do País

A Azul foi a empresa com maior participação no mercado de passageiros em voos domésticos no País no mês de junho, segundo dados da Anac, divulgados nesta segunda-feira (20). De acordo com a agência, a Azul conquistou 39% do share de passageiros, ultrapassando suas concorrentes Gol e Latam, que ficaram com 37% e 23,9%, respectivamente. Ao todo foram 889 mil passageiros embarcados, uma queda de 87,3% se comparado com o mesmo mês em 2019.

Em junho, a demanda por voos no mercado doméstico, medida em passageiros quilômetros pagos (RPK), teve queda de 85% na comparação com junho de 2019. Contudo, mesmo sendo um indicador decrescente, o percentual de junho apresenta melhora, considerando que em maio e abril a redução na demanda doméstica foi de 91% e 93,1%, respectivamente.


A oferta de voos no mercado doméstico (calculada em assentos quilômetros ofertados - ASK) seguiu a mesma linha da demanda por voos, apresentando retração do percentual do indicador no segundo do trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, sendo da ordem de 83,6% em junho, 89,6% em maio e 91,4% em abril. Os dados de oferta de assentos também vêm caindo desde março.

Em abril, ocupação das aeronaves, por sua vez, passou de 81,9% em 2019 para 65,4% de aproveitamento. Entretanto, este indicador subiu, em maio, para 70,7% e seguiu o crescimento em junho, apresentando 74,6% de ocupação nas aeronaves em voos domésticos .

NO INTERNACIONAL
Além da diminuição da oferta de voos, mencionada como impacto nos dados domésticos, o fechamento de algumas fronteiras também foi fator determinante nos dados do setor, sendo este especificamente no escopo do mercado internacional. Em junho, a demanda internacional caiu 95,4% e a oferta 89,3%, comparando-se com junho de 2019. Maio e abril também apresentaram dados de queda brusca, acima de 90% em relação ao ano passado.

Tópicos relacionados