Artur Luiz Andrade   |   16/12/2020 21:14
Atualizada em 16/12/2020 21:23

Gol terá certificação do Einstein em saúde e segurança

Processo leva 12 semanas, sendo que na quinta empresa aérea já poderá ter a certificação

A Gol Linhas Aéreas anunciou uma parceria com o Einstein para mapear, avaliar, reestruturar e certificar, por meio do selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19, os protocolos de segurança e saúde contra a doença adotados pela companhia aérea, a bordo e nos aeroportos. A GolL será a primeira e única companhia de aviação do País a carregar tal chancela em seus ambientes e suas aeronaves.

"Nos últimos meses, testemunhamos como a saúde e a segurança se tornaram parte central no cotidiano de todos. Diante das mudanças causadas pela pandemia, também tivemos de nos adaptar e rever nossos procedimentos, nos adequando às exigências sanitárias que o momento demandava. Essa parceria com o Einstein reforça o compromisso que temos com nosso time e com nossos clientes, e proporciona ainda mais credibilidade e segurança aos processos da Gol", afirma o médico do trabalho e gerente de Gente e Cultura da Gol, Mário José Mello Martins.

O selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19 será obtido pela Gol durante uma consultoria que evolui em quatro fases, totalizando 12 semanas, e é focada nas ações relacionadas à covid-19 dentro da companhia. Por volta da quinta semana, a Gol já poderá obter essa certificação, a depender das avaliações realizadas e do desempenho da empresa.

ETAPAS
A primeira etapa, denominada Mapeamento Situacional, abrange a criação de uma equipe de trabalho com definição de papéis e responsabilidades, a avaliação do plano criado previamente pela Gol, considerando as interfaces com os passageiros, e a apreciação dos aspectos relacionados à saúde dentro das lojas Gol, nos aeroportos e no interior das aeronaves.

Reestruturação do Modelo e Implementação do Plano são os fundamentos da segunda fase, em que haverá a readequação de possíveis medidas nas aeronaves, nos aeroportos e nas lojas, a criação de um padrão de orientações aos clientes (considerando toda a jornada de viagem) e ainda o treinamento de equipes.

O terceiro ciclo é chamado de Avaliação e Estruturação do Modelo Médico-Assistencial. Nesse período, serão revisados os padrões médico-assistenciais de atenção aos passageiros, levando em conta a pandemia, bem como proposto um modelo de excelência no atendimento médico a clientes suspeitos de contaminação pela covid-19, além da capacitação de equipes.

E, por fim, a quarta etapa, ou Acompanhamento da Estratégia e Auditoria Contínua. A premissa é a constância da consultoria prestada pelo Einstein à Gol. São estas as missões: o apoio do hospital ao desenvolvimento da estratégia desenhada, somado a amparo médico técnico; a revisão do plano médico adotado à luz de novas evidências sobre a covid-19 que possam surgir; e a auditoria ininterrupta dos ambientes da Companhia e dos processos implementados, de forma visível e oculta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.