Victor Fernandes   |   11/12/2020 15:30

United promete reduzir emissão de gases em 100% até 2050

A aérea investirá em uma tecnologia de captura de carbono atmosférica conhecida como Captura Direta de Ar

Divulgação
A United Airlines está prometendo se tornar 100% verde reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 100% até 2050. A aérea avançará em direção à neutralidade de carbono ao se comprometer com um investimento em uma tecnologia de captura de carbono atmosférica conhecida como Captura Direta de Ar – ao invés de medidas indiretas como compensação de carbono – além de continuar investindo no desenvolvimento e uso de combustíveis sustentáveis de aviação (Sustainable Aviation Fuels – SAF).

“Como líder de uma das maiores companhias aéreas do mundo, reconheço nossa responsabilidade em contribuir para o combate às mudanças climáticas, bem como nossa responsabilidade em resolvê-las. Essas novas tecnologias irão reduzir significativamente nossas emissões e reduzir de forma mensurável a velocidade das mudanças climáticas, porque comprar compensações de carbono por si só não é suficiente. Talvez e ainda o mais importante, não estamos fazendo isso apenas para cumprir nossa própria meta de sustentabilidade; nós estamos fazendo isso para impulsionar a mudança positiva que toda a nossa indústria exige, para que todas as companhias aéreas possam eventualmente se juntar a nós e fazer o mesmo", afirmou o CEO da United, Scott Kirby.

O investimento da United será na 1PointFive, uma parceria entre a Oxy Low Carbon Ventures, uma subsidiária da Occidental e Rusheen Capital Management. A missão da 1PointFive é conter o aumento das temperaturas globais removendo fisicamente o dióxido de carbono (CO2) do ar usando a tecnologia Direct Air Capture licenciada da Carbon Engineering.

A tecnologia de captura direta de ar é uma das poucas maneiras comprovadas de corrigir fisicamente as emissões de aeronaves e pode ser dimensionada para capturar milhões e potencialmente bilhões de toneladas métricas de CO2 por ano. O CO2 capturado será então armazenado subterraneamente de forma permanente e segura pela Occidental, um processo certificado por terceiros.

O compromisso ajudará a 1PointFive a construir a primeira planta de captura direta de ar de tamanho industrial nos Estados Unidos. Espera-se que uma única planta capture e remova permanentemente um milhão de toneladas de CO2 a cada ano, o equivalente ao trabalho de 40 milhões de árvores, mas utilizando uma área de terra cerca de três mil vezes menor.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias