Movida

Juliana Monaco   |   22/03/2021 14:58

Entenda as regras especiais para a aviação durante a pandemia

As novas regras são válidas para voos de 19 de março de 2020 a 31 de outubro de 2021


As novas regras completaram um ano na última sexta-feira (19)
As novas regras completaram um ano na última sexta-feira (19)
No contexto das regras específicas adotadas para a aviação brasileira durante a pandemia, os passageiros devem ficar atentos às disposições estabelecidas para solicitar crédito e reembolso de passagens aéreas. Essas regras se aplicam aos voos de 19 de março de 2020 a 31 de outubro de 2021.

Caso esteja completando 12 meses da data do voo que houve alteração ou cancelamento pela empresa aérea ou desistência da viagem, o passageiro que ainda não resolveu a sua situação precisa informar à empresa uma das seguintes alternativas: crédito de valor maior ou igual ao da passagem, a ser utilizado em até 18 meses; a remarcação da passagem para data de conveniência do passageiro; ou o reembolso, no prazo de 12 meses, contados da data do voo.

A remarcação e o reembolso estão sujeitos a penalidades contratuais, caso ocorram por iniciativa do passageiro. Já a tarifa de embarque deve ser reembolsada integralmente em qualquer situação. Entretanto, se o passageiro optar pela modalidade de crédito e avisar a empresa aérea antes do voo, não haverá multa e o valor poderá ser utilizado na compra de uma nova passagem, inclusive para terceiros, se desejar. Além disso, o passageiro que tiver necessidade de alterar a sua passagem, ou não possa comparecer para o embarque, deve entrar em contato com a empresa aérea antecipadamente para evitar o no-show e, consequentemente, eventuais multas.

Para obter mais informações sobre o voo ou optar pelo crédito, pela remarcação ou pelo reembolso, é recomendado dar preferência aos canais eletrônicos de atendimento. Confira abaixo os links para acesso ao atendimento das principais aéreas brasileiras:

Azul

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem (Opção “Minhas Reservas”)

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos (Opção: “Malha aérea e regras de compra”)

Gol

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Latam

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos

Para orientações sobre voos cancelados e para o uso de créditos

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias