Latam espera remodelar 30 aviões no Brasil com volta do projeto de retrofit
A Latam estima que até setembro de 2022 sejam reformuladas as cabines de 30 aeronaves

“A retomada do projeto de retrofitna Latam MRO é um claro indício de que voltamos a competir de forma mais agressiva no mercado brasileiro, com um produto mais moderno e eficiente para os nossos clientes”, afirma o diretor de Manutenção da Latam Brasil, Alexandre Peronti. “Para toda a equipe em São Carlos, é muito importante retomar esta atividade paralisada na pandemia, e que coloca à prova toda a nossa capacidade de entregar uma manutenção aeronáutica de excelência mundial”, completa.
MAIOR INVESTIMENTO DO GRUPO
Conforme anunciado em 2019, a reformulação das cabines das aeronaves do Grupo Latam é o maior investimento da história da companhia (cerca de US$ 400 milhões), sendo que metade deste montante foi alocado na operação da Latam Brasil.
Com a pandemia de covid-19, o projeto havia sido paralisado em março de 2020. Até então, 29 aeronaves (28 A320 e 1 A321) da frota brasileira haviam passado pelo processo de retrofit, além de outros 15 A320 das afiliadas do grupo.
A companhia prevê concluir o projeto até setembro de 2022.
PROCESSO
O retrofit nas oficinas do MRO consiste n a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, troca do lavatório e galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna.

REAQUECIMENTO
Na avaliação da companhia, a volta do retrofit reflete uma postura mais otimista com a melhora da demanda no setor aéreo mediante o avanço no processo de vacinação contra a covid-19. A empresa sustenta que o projeto é uma das ações mais importantes para sustentar e dar maior celeridade ao processo de retomada das operações do grupo, especialmente no Brasil.
Em julho, a Latam Brasil retomou 75% da oferta de assentos (medida em ASK) em relação ao mesmo período de 2019, e se comparado com julho de 2020, a oferta é três vezes maior. Os voos da companhia cresceram 34% com relação ao mês anterior, passando de 310 para 418 voos diários.
As operações internacionais cresceram 20% com a volta de mais dois destinos - Paris e Bogotá - e até o fim do ano, a companhia deverá contratar 750 tripulantes para atender à expectativa de retomada de 100% de sua oferta de assentos pré-pandemia.