Victor Fernandes   |   29/09/2021 16:35
Atualizada em 29/09/2021 16:41

Air France revela seu primeiro A220-300; veja fotos

Com capacidade para até 148 passageiros, aeronave operará rotas de curta e média distância

Divulgação
Com capacidade para até 148 passageiros, aeronave operará rotas de curta e média distância
Com capacidade para até 148 passageiros, aeronave operará rotas de curta e média distância
A Air France recebeu nesta quarta-feira (29) o seu primeiro A220-300, aeronave para sua frota de curta e média distância. Desde a introdução do A350 em sua malha de longo curso, a companhia continua renovando sua frota e, até 2025, terá integrado os 60 A220-300 que encomendou em 2019 para gradualmente substituir seus Airbus 318 e 319, bem como muitos dos A320. Essa encomenda – a maior de um cliente europeu – inclui um misto adicional de 30 opções e 30 direitos de compra.

"Esta nova aeronave, com uma performance energética sem paralelo, é um importante ativo para a Air France. No momento, a renovação de frota é a principal fonte de redução de emissões de CO2, e é por isso que continuamos investindo em aeronaves de última geração. Também estamos ativando todas as ferramentas à nossa disposição, como combustível sustentável ou eco-piloting, como parte da nossa contribuição para promover uma indústria de transporte aéreo que seja carbono neutro e para nos posicionarmos como um ator de liderança por uma aviação mais sustentável", afirmou o CEO da aérea, Benjamin Smith.

Nomeado "Le Bourget", em homenagem à cidade ao norte de Paris que está intimamente ligada à indústria aeronáutica, o A220-300 exibe a emblemática pintura da Air France. Também apresenta o cavalo-marinho alado na parte frontal da fuselagem e na ponta das asas – o símbolo que incorpora o mito de fundação da companhia.

A partir de 31 de outubro de 2021, o Airbus 220-300 voará para Berlim (Alemanha), Barcelona, Madri (Espanha), Milão-Linate e Veneza (Itália), decolando do hub da Air France em Paris-Charles de Gaulle. Durante a temporada 2021-2022 de inverno europeu, as rotas operadas pela aeronave se estenderão a Bolonha, Roma (Itália), Lisboa (Portugal) e Copenhague (Dinamarca).

EFICIÊNCIA

"Mais inovadora e eficiente aeronave de corredor único de seu tipo, o A220-300 encaixa-se perfeitamente à rede de voos de curta e média distância da Air France", comunicou a aérea. O modelo proporciona uma redução de custo por assento de 10% se comparada aos Airbus 318 e A319, e destaca-se por sua eficiência energética, consumindo 20% menos combustível do que as aeronaves que substitui, e suas emissões de CO2 também são reduzidas em 20%. Sua pegada de ruído é 34% menor.

Essas características desempenharão um papel decisivo na redução da pegada ambiental da Air France e para apoiar a companhia a alcançar seus objetivos de desenvolvimento sustentável. Até 2030, a empresa pretende reduzir suas emissões totais de CO2 por passageiro/quilômetro em 50% comparado a 2005, ou 15% em termos absolutos.

CONFIGURAÇÃO

Divulgação
80% dos clientes terão um assento na janela ou no corredor com configuração 3-2
80% dos clientes terão um assento na janela ou no corredor com configuração 3-2
O A220-300 tem 148 lugares em configuração 3-2, oferecendo a 80% dos clientes um assento na janela ou no corredor. O jato conta com duas cabines, Business e Economy, e acesso ao Air France Connect, o serviço de wi-fi a bordo.

Com 48 centímetros, a poltrona é uma das mais amplas do mercado, reclina 118 graus e conta com um descanso de cabeça ajustável, estofamento de couro e um assento ergonômico. Uma bandeja, suporte para copo, uma bolsa para armazenamento de revistas e livros, entradas individuais de USB e suportes para tablet e smartphone integrados ao descanso de braço completam o pacote.

A cabine está decorada com as cores tradicionais da Air France: tons de azul, uma forte presença de branco, oferecendo luz e contraste, e um toque de vermelho. O carpete revisita o padrão tradicional de ornamento em espinha de peixe, representando o mundo de apartamentos parisienses inspirado em Haussmann.

Janelas panorâmicas proporcionam a entrada de luz natural durante a viagem. Do embarque ao pouso, uma configuração especialmente adaptada de luzes na cabine cria um ambiente iluminado e dinâmico para as fases de recepção e desembarque, e luzes mais suaves e mais relaxantes são as escolhas durante o voo.

Por fim, como em toda a frota da Air France, o ar na cabine é renovado a cada três minutos graças ao sistema de filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), eliminando 99,9% de partículas e de vírus.

Confira mais fotos abaixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS