Beatrice Teizen   |   06/10/2021 13:40

Empresa do filho de Rolim Amaro anuncia mudanças na diretoria

Para a Amaro Aviation, essas alterações refletem o desenvolvimento natural do negócio

A Amaro Aviation, empresa privada de aviação executiva de Marcos Amaro, filho do fundador da Tam, Rolim Amaro, anuncia importantes mudanças na direção. O comandante Francisco Lyra, sócio da empresa, assume o cargo de presidente e CEO em substituição ao comandante David Barioni, que passa a responder pela área de Segurança Operacional e Corporativa. A mudança, já efetivada, reflete um novo momento da companhia, que recentemente recebeu e colocou em operação as duas primeiras aeronaves.

Divulgação/Amaro Aviation
Amaro Aviation, empresa de Marcos Amaro, filho do fundador da Tam, Rolim Amaro, anuncia mudanças na direção executiva
Amaro Aviation, empresa de Marcos Amaro, filho do fundador da Tam, Rolim Amaro, anuncia mudanças na direção executiva
“Nossa prioridade é a segurança e, por essa razão, decidimos alocar nosso melhor recurso humano para cuidar exclusivamente disso. O comandante Barioni é a pessoa ideal para assumir em tempo integral a gestão da segurança, com foco na área operacional. Ele acumula décadas de experiência como piloto, gestor e agora é responsável direto pela segurança, tanto em voo quanto em solo”, diz Marcos Amaro.

Para Amaro, essas mudanças refletem o desenvolvimento natural do negócio. “De uma empresa em formação, com cunho de ‘startup’, agora passamos para uma nova fase: a chegada e entrada em operação de nossas primeiras aeronaves exige um nível de dedicação intenso e constante.”

Francisco Lyra tem mais de 45 anos de aviação, e é também chief executive officer (CEO) e sócio da C_FLY Aviation, e CEO do GATGRU, terminal de aviação geral do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Lyra traz no currículo o fato de ser também um dos fundadores do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional.

Agora na supervisão de todos os aspectos relativos à segurança, Barioni, por sua vez, é um veterano da aviação e referência no assunto tanto no Brasil quanto no Exterior. Sócio da Amaro Aviation, foi fundador e vice-presidente da Gol e presidente da Tam nos anos 2000, tendo depois presidido a ApexBrasil e a SPTuris.

Integram o quadro executivo e societário da Amaro Aviation ainda Décio Yoshimoto, responsável pela área financeira, e o comandante Carlos Eduardo Ribeiro do Valle, também piloto com 25 anos de experiência. Pela área comercial responde o vice-presidente João C. Mellão, que atuou na organização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil e nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ksenia Kogan Amaro é membro do conselho e ombudswoman da empresa.

O time conta ainda com o Igor Bueno, diretor de Operações; Franco Lyra, diretor comercial; Claudio Camelier, diretor de Inteligência e Estratégia; Pedro Euzébio Jr., diretor de Manutenção; Gilberto Lago, diretor do Centro de Controle de Operações e Gianfranco Beting, diretor de Marketing.

Tópicos relacionados