Victor Fernandes   |   14/01/2022 10:55

Pieter Elbers deixará cargo de CEO da KLM após 8 anos

Executivo não entrará em um terceiro mandato

KLM
Pieter Elbers deixará cargo de CEO da KLM após oito anos
Pieter Elbers deixará cargo de CEO da KLM após oito anos
O Conselho de Supervisão (SB) da KLM anunciou ontem (13), após conversa com o CEO da aérea, Pieter Elbers, que o executivo não entrará em um terceiro mandato como CEO e presidente da KLM a partir de 1º de maio de 2023. A decisão permite que o Conselho de Supervisão inicie um processo para achar o sucessor ideal em tempo útil.

"Tendo em vista o término de seu segundo mandato, que oferece ao Conselho Fiscal um momento natural para consideração, concluímos, após consulta a Pieter, não iniciar um terceiro mandato. A continuidade da gestão da KLM se beneficia muito da determinação antecipada, o que nos permite, como Conselho, iniciar um processo de sucessão cuidadoso e também oferecer um período de indução adequado a um novo CEO. É também um momento em que o plano de reestruturação foi amplamente implementado, o que posiciona bem a KLM para recuperação e desenvolvimento adicional. Com 30 anos de KLM, onze anos no Conselho, dos quais dois mandatos como CEO, Pieter tem um enorme histórico e significado para a KLM. Esta é uma das razões pelas quais é importante conseguirmos uma transferência tranquila desta forma", explicou o presidente do Conselho de Supervisão da aérea, Cees't Hart.

"Após dois mandatos, mais de oito anos, liderando a KLM como CEO, entrego o bastão com total confiança. Claro que estou comprometido em apoiar a companhia nesta transição para a próxima liderança. Estou extremamente orgulhoso desta empresa e funcionários. Eles continuam sendo a força da KLM, especialmente nestes tempos agitados e difíceis. Minha carreira de trinta anos é uma jornada linda que sempre apreciarei. Eu gosto da colaboração com meus colegas e estou ansioso para isso no próximo período", disse Elbers.

FUNCIONÁRIOS CONTRA
De acordo com a NH Nieuws, o anúncio de ontem provocou uma resposta imediata dos funcionários da KLM. Na manhã desta sexta-feira (14), uma petição digital on-line para reverter a decisão de afastar Elbers, aberta a funcionários atuais e ex-funcionários da KLM, já reuniu cerca de 400 assinaturas. Muitos temem que, com a saída de Elbers, a direção da Air France-KLM ganhe maior influência nas decisões relativas à companhia aérea holandesa.

Tópicos relacionados