Nathalia Ribeiro   |   16/02/2022 14:57

Latam atinge marca de 100 aeronaves com cabines reformuladas

Projeto conta com novas poltronas, lavatórios, instalação de entradas USB e outros recursos

Divulgação
Projeto conta com novas poltronas, lavatórios, instalação de entradas USB e outros recursos
Projeto conta com novas poltronas, lavatórios, instalação de entradas USB e outros recursos
O grupo Latam anunciou que atingiu a marca de 100 aeronaves Airbus 320 e 321 com as cabines totalmente reformuladas na Latam MRO, em São Carlos (SP). Somente no caso da Latam Brasil, já foram reformulados os interiores de 50 aviões. Até 2023, passarão pelo mesmo processo de retrofit mais 86, sendo 44 da Latam Brasil e 42 de outras afiliadas do grupo.

O projeto, retomado em julho de 2021, envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, do lavatório e da cozinha do avião, além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É também instalado um sistema chamado in seat power, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um sistema chamado direct view, que consiste em uma câmera de monitoramento da cabine durante pousos e decolagens.

“As mudanças em nossas aeronaves vão beneficiar diretamente a experiência de voo dos nossos clientes, que cada vez mais embarcam em aeronaves com cabines mais modernas, agradáveis, seguras, confortáveis e tecnológicas”, explica o diretor de Frota e Projetos do Latam Airlines Group, Sebastian Acuto.

Em função da troca de todas as poltronas, as aeronaves A320 ficam com nova configuração, comportando 180 assentos, ou seja, 24 na classe Premium Economy e 156 na Economy, em média. Já os A321 assumem nova configuração de 224 assentos, sendo 30 na classe Premium Economy e 194 na Economy.

Projeto avança após contratações em São Carlos (SP)
Segundo o grupo, a reformulação das cabines das aeronaves da Latam, anunciada em 2019, é o maior investimento da história do grupo – cerca de US$ 400 milhões – sendo metade deste valor destinado especialmente para a operação da Latam Brasil. O projeto ficou paralisado por mais de um ano na pandemia de covid-19. No entanto, foi retomado no terceiro trimestre de 2021 para atender o processo de crescimento da aérea, sobretudo nos voos domésticos.

Ao todo, 140 mecânicos têm se dedicado exclusivamente ao retrofit, divididos em três turnos de trabalho. As atividades também contam com o apoio das equipes de hangar, oficina de poltronas e de pintura.

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