Victor Fernandes   |   27/07/2022 16:18

FAA propõe 2ª barreira na cabine de comando em novos aviões

A regra foi proposta para proteger os conveses de intrusões forçadas e entradas não autorizadas

Pixabay
A regra foi proposta para proteger os conveses de intrusões forçadas e entradas não autorizadas
A regra foi proposta para proteger os conveses de intrusões forçadas e entradas não autorizadas
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos está propondo exigir que novos aviões de passageiros tenham uma segunda barreira na cabine de comando. As informações são da Reuters.

A regra proposta para proteger os conveses de intrusão exige que os fabricantes de aeronaves instalem uma segunda barreira física nos aviões produzidos depois que a regra entrar em vigor e usada no serviço comercial de passageiros nos Estados Unidos.

"Cada camada adicional de segurança é importante. Proteger as tripulações de voo ajuda a manter nosso sistema o mais seguro do mundo", disse o administrador em exercício da FAA, Billy Nolen.

A FAA deveria ter adotado regras até 2019 sob uma lei federal de 2018, mas a agência disse que era obrigada a seguir as regras processuais antes de poder impor novas regulamentações. O órgão diz que, se finalizada, a medida se aplicaria a aviões fabricados dois anos após a adoção das regras finais.

Após o sequestro de quatro aviões norte-americanos em 11 de setembro de 2001, a FAA adotou padrões de segurança no convés de voo para torná-los resistentes a intrusões forçadas e entradas não autorizadas.

A FAA em 2007 estabeleceu regras para abordar a segurança da cabine de comando quando a porta da cabine for aberta, inclusive exigindo que a porta fosse trancada quando o avião estiver em operação, a menos que seja necessário abri-la para permitir o acesso de pessoas autorizadas.

O presidente do Comitê de Transportes da Câmara, Peter DeFazio, em 2019, questionou o atraso da FAA, dizendo que o Congresso havia instruído a agência a simplesmente emitir uma ordem exigindo as barreiras secundárias.

"Hoje, na maioria das companhias aéreas, a única linha de defesa do cockpit quando um piloto precisa sair durante o voo é um procedimento improvisado envolvendo comissários de bordo e carrinhos de bebidas. Isso não é, e não pode ser, uma solução permanente", disse DeFazio em 2019.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS