Filip Calixto   |   01/03/2023 14:10 Atualizada em 01/03/2023 14:41

Azul realiza evento para celebrar título de mais pontual do mundo

A Azul foi apontada pelo ranking Cirium como a empresa mais pontual do mundo


Divulgação
John Rodgerson, CEO da Azul, ao lado de Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos
John Rodgerson, CEO da Azul, ao lado de Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos
Na manhã de hoje (1), a Azul Linhas Aéreas realizou, no hangar de Viracopos, em Campinas (SP), um evento para celebrar a conquista do 1º lugar no ranking mundial de pontualidade da Cirium em 2022. O encontro teve a participação de aproximadamente 400 convidados, entre executivos, representantes de todas as áreas da companhia e autoridades, como Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do atual governo, e Tiago Pereira, diretor-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

No evento de comemoração, a companhia apresentou duas aeronaves, a menor e a maior da companhia, e ali já anunciou o motivo da festa. As aeronaves foram adesivadas com mensagens para marcar o momento e, principalmente, para compartilhar com os clientes a conquista inédita.

Esse título conquistado pela Azul em 2022, por ter cumprido a pontualidade em 88,93% dos seus voos avaliados ao longo do ano passado, é um reconhecimento do relatório anual da Cirium. Este é o primeiro da história a ser entregue a uma companhia aérea brasileira. Uma performance que, segundo anunciou na ocasião Jeremy Bowen, CEO da Cirium, deve ser considerada ainda mais impressionante diante de "um ano incrivelmente ativo para as companhias aéreas latino-americanas, com um aumento de 31% no volume de voos em relação a 2021".

Divulgação
Airbus A350, maior aeronave da Azul, adesivada com a frase “Somos a mais pontual do mundo. O céu é Azul em ponto!”
Airbus A350, maior aeronave da Azul, adesivada com a frase “Somos a mais pontual do mundo. O céu é Azul em ponto!”
COMPROMISSO
Para o vice-presidente de Operações da Azul, Daniel Tkacz, é motivo de muito orgulho a companhia ter sido reconhecida pela pontualidade, especialmente por contar atualmente com uma malha aérea tão complexa. O executivo se refere, neste caso, principalmente ao trabalho que acompanha de perto: uma equipe de cerca de 250 pessoas do Centro de Controle de Operações (CCO) que, 24 horas todos os dias, rege a orquestra de pousos e decolagens de mais de 900 voos diários, em hubs e mini-hubs (as cidades mais importantes) pelo país e aeronaves dos mais diferentes portes.

Tkacz reforça também que a nomeação é uma vitória de todos, porque, assim como segurança, a pontualidade é um valor a ser seguido em cada departamento da companhia. "Para sermos pontual, não podemos depender só da Tripulação da cabine da aeronave e da precisão do CCO. Ter essa qualidade como característica é cultural para nós. E sabemos que nosso bom desempenho depende do esforço diário de todos os nossos Tripulantes, de todas as áreas", resume.

Para o CEO da Azul, John Rodgerson, a pontualidade em uma companhia aérea talvez seja o quesito mais impactante para os Clientes e o mais importante para quem preza pela excelência no atendimento. "Todos nossos tripulantes sabem disso e estão orgulhosos, garanto, mas também empenhados em manter esse nosso título de a mais pontual do mundo. Cada um de nós é responsável por essa pontualidade, por isso convocamos 'guardiões', um de cada área, para levarem essa conquista - simbolicamente transformada em troféus - para suas bases. Mais do que um gesto, queremos estimular esse nosso compromisso”, explica.

Divulgação
Tripulantes da Azul celebrando o título de Companhia Aérea Mais Pontual do Mundo
Tripulantes da Azul celebrando o título de Companhia Aérea Mais Pontual do Mundo
A PREMIAÇÃO
O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor de aviação e monitora voos de empresas dos cinco continentes. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas.

A companhia aérea é considerada pontual quando seus voos pousam até 14 minutos depois do horário planejado de chegada, e a Azul tem sido reconhecida nos últimos meses -- e isso incluiu os resultados gerais de 2022 no relatório anual da Cirium (The On-Time Performance Awards).

Tópicos relacionados