Filip Calixto   |   03/05/2023 09:38
Atualizada em 03/05/2023 09:44

Gol desloca Richard Lark ao Conselho e Mario Liao é novo CFO

Mudanças na equipe de executivos da companhia aérea foram anunciadas hoje (3)


Divulgação/Abra Group
Richard Lark volta a integrar o Conselho de Administração da Gol, onde atuou entre 2008 e 2016. Ele permanece também como copresidente do Abra Group
Richard Lark volta a integrar o Conselho de Administração da Gol, onde atuou entre 2008 e 2016. Ele permanece também como copresidente do Abra Group
A Gol Linhas Aéreas anunciou hoje (3) a reorganização de sua equipe executiva mirando a próxima fase de expansão da companhia. Richard Lark, que atualmente ocupa a cadeira de CFO da empresa, retorna ao Conselho de Administração e Mario Liao assume as responsabilidades de diretor financeiro e de Relações com Investidores. Eles seguirão atuando lado a lado em iniciativas focadas no desenvolvimento de todo o Abra Group - holding aérea criada no ano passado com a união das marcas Gol, Avianca, Sky e Viva Colombia.

Celso Ferrer, diretor-presidente da Gol, comentou as mudanças divulgadas. "Esse realinhamento reflete o nosso compromisso de desenvolver os talentos que precisamos para liderar a Gol e para manter o modelo de negócios mais robusto e flexível que garante o menor custo unitário entre nossos concorrentes. Isso cria valor para nossos clientes, stakeholders e acionistas", disse.

RICHARD LARK
Richard Lark, portanto, volta a integrar o Conselho de Administração da Gol, onde atuou entre 2008 e 2016. Ele permanece também como copresidente do Abra Group e seguirá trabalhando com a equipe da Gol.

Na companhia desde 2003, Lark foi o seu primeiro CFO, depois serviu como membro do Conselho por oito anos e reassumiu a função de CFO em 2016. Durante seus 20 anos de Gol, ele liderou a oferta pública inicial da companhia simultaneamente nas Bolsas de Valores de Nova York e de São Paulo em 2004, inovou em estruturas financeiras que captaram mais de US$ 7 bilhões para a companhia e concretizou diversos realinhamentos estratégicos impactantes.

Constantino de Oliveira Junior, fundador e presidente do Conselho da empresa aérea, e CEO do Abra Group, disse: "Esta é uma importante próxima fase na evolução da Gol. Richard tem sido um excelente líder nas últimas duas décadas, fortalecendo nossa posição competitiva, e desenvolvendo os líderes para administrar a aérea nos próximos anos. Estou muito animado com a oportunidade de continuar colaborando com ele no Conselho da Gol e no seu papel como membro da diretoria do Abra".

Em sua nova função como membro da liderança do Abra Group, Richard trabalhará com os times de gestão visando reduzir os custos, obter maiores economias de escala, continuar a operar uma frota de aeronaves de última geração e expandir rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade. Ao mesmo tempo em que as empresas aéreas operacionais do Abra mantêm independentes seus talentos, marcas, equipes e cultura, elas também se beneficiarão de maiores eficiências e investimentos sob uma plataforma alinhada que racionaliza custos e gera crescimento.

Youtube/Cielo
Mario Liao, que está na empresa desde 2005, é o novo CFO
Mario Liao, que está na empresa desde 2005, é o novo CFO
MARIO LIAO
No seu papel como diretor financeiro e de Relações com Investidores, Mario Liao será responsável pela liderança diária da gestão financeira da marca, atribuições que ele vem executando durante o último ano. O executivo ocupou vários cargos na companhia desde 2005, incluindo supervisão de contabilidade, demonstrações financeiras, impostos, tesouraria, gestão de riscos, finanças corporativas e relações com investidores.

Liao é formado em Administração de Empresas, possui MBAs pela Fundação Dom Cabral e pela Fundação Instituto de Administração.

"Tendo trabalhado com Mario por quase duas décadas, sua experiência e suas expertises continuarão sendo inestimáveis para a companhia. Ele ajudou a conduzir a Gol tanto em fases de alto crescimento como em períodos desafiadores. Ele está bem preparado para liderar a gestão financeira e avançar nossa posição competitiva como a empresa aérea de menor custo em nosso mercado", finalizou Ferrer.

Tópicos relacionados