Victor Fernandes   |   20/06/2023 22:57
Atualizada em 21/06/2023 12:17

Azul inicia rota BH-Curaçao esta semana com alta ocupação

Primeiro voo neste sábado (24) está lotado e a ocupação da rota no mês de julho supera os 90%

PANROTAS / Emerson Souza
Ruisandro Cjintje, ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, e Vitor Silva, gerente de Planejamento e Estratégia da Azul
Ruisandro Cjintje, ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, e Vitor Silva, gerente de Planejamento e Estratégia da Azul

O primeiro voo direto da Azul Linhas Aéreas para um destino caribenho está lotado. Neste sábado, 24 de junho, a companhia inicia as operações de nova rota entre Belo Horizonte e Curaçao com voo em sua capacidade máxima: 174 passageiros. A rota operada por aeronaves Airbus 320 é a grade aposta da Azul para 2023 e conta com ocupação superior a 90% em julho, seu primeiro mês, segundo Vitor Silva, gerente de Planejamento e Estratégia da Azul.

"É um privilégio poder lançar esse voo. As discussões foram muito rápidas, porque vimos um espírito de colaboração muito grande com Curaçao. Esse é um dos poucos destinos que trabalhamos tão próximo do governo e dos aeroportos. Quero muito agradecer por essa parceria, porque só assim conseguimos promover novidades na aviação. E esse voo promove um novo patamar na relação entre Brasil e Curaçao. Estamos muito felizes com esse lançamento, que chega no mesmo nível (do lançamento) de Paris", afirmou Silva.

Para além de julho, Vitor Silva celebrou a alta ocupação do voo semanal entre outubro e novembro, muito impulsionada pelos feriados nacionais, inclusive contando com alguns voos já esgotados. Já para agosto e setembro, Silva afirmou que a ocupação está "um pouco menor, mas ainda dentro do esperado", demonstrando confiança com o sucesso da nova rota.

"Estamos comemorando o início de um sonho. Esse voo é realidade a partir da vontade e insistência de Curaçao", comemorou Janaina Araujo, representante da Ilha de Curaçao no Brasil. Segundo Janaina, a rota inclusive "já trouce aquecimento gigantesco para o mercado brasileiro no destino. Em 2022, a ilha registrou uma média de 900 brasileiros mensalmente; enquanto nos primeiros cinco meses de 2023, Curaçao chegou a atingir 1.600 brasileiros em um mês. A meta, com a nova rota, é receber mais de dois mil brasileiros a cada mês.

Ruisandro Cjintje, ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, também demonstrou animação com a rota, chegando a demonstrar sua vontade em torná-la diária eventualmente. "“Estamos muito animados com esse voo. Queremos agradecer a Azul pelo esforço, porque o mercado brasileiro é muito importante. Temos muito a oferecer ao viajante brasileiro. Queremos chegar ao ponto de oferecer voos diários para o Brasil. Sabemos que os brasileiros são os melhores e queremos o melhor para a nossa ilha”, afirmou.

Vitor Silva, no entanto, segue cauteloso quanto aos próximos passos da rota e diz ser necessário cerca de um ano de operação para avaliar a possibilidade de adicionar mais frequências. "Estamos começando uma rota do zero, então será preciso pelo menos um ano para ter um certo amadurecimento da rota e podermos avaliarmos novas frequências. Antes de vender um voo, é preciso que as pessoas desejem visitar o lugar. Então, por isso o trabalho da Janaina e do Turismo de Curaçao é importantíssimo também. Queremos colocar a ilha no mesmo patamar de Cancun, Aruba e outros destinos caribenhos que estão mais presentes no imaginário do brasileiro", explicou.

O voo AD8787 semanal partirá da capital mineira aos sábados, às 13h, pousando em Curaçao às 18h. Já no sentido inverso, a decolagem do voo AD8786 está programada para ocorrer aos domingos, saindo da ilha caribenha às 8h30, chegando às 16h no Aeroporto de Confins.

Passageiros poderão desfrutar de serviço de bordo com lanches quentes e acompanhados por bebidas alcóolicas e não alcóolicas, além entretenimento de bordo on demand, com séries e filmes, e internet wi-fi em alta velocidade totalmente gratuita.

Confira abaixo detalhes da operação, e, em seguida, representantes da Azul e Curaçao reunidos para celebrar a nova rota prestes a ser inaugurada.

Divulgação


Tópicos relacionados