Victor Fernandes   |   30/08/2023 12:32
Atualizada em 30/08/2023 12:33

Latam e Airbus estudarão descarbonização da aviação na América Latina

Pesquisa do MIT deve analisar os cenários para implantação até 2050 do Combustível Sustentável de Aviação


Divulgação
Material analisará diferentes cenários para a implantação do SAF até 2050
Material analisará diferentes cenários para a implantação do SAF até 2050

O grupo Latam Airlines e a fabricante Airbus fecharam um acordo para o financiamento em conjunto de um estudo liderado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) sobre iniciativas para a descarbonização da aviação na América Latina.

O material deve apresentar análises sobre os diferentes cenários para a implantação até 2050 dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), além de explorar os caminhos relacionados ao hidrogênio de baixo carbono, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono. Os resultados devem ser apresentados em abril de 2024.

Batizado de "Opções para descarbonizar a aviação na América Latina de forma sustentável: uma avaliação das políticas de carbono, dos preços do carbono e do consumo de combustível na aviação até 2050", o material também deve avaliar o uso de incentivos, impostos e demais instrumentos de compensação dos gases emitidos pela aviação. As análises fornecerão recomendações práticas para o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

"Por ser um setor complexo para o abatimento das emissões de carbono, sem uma solução abrangente de curto prazo, a neutralidade até 2050 não é algo que a indústria de aviação possa alcançar por conta própria. É necessário progredir para definir e implementar condições favoráveis e estruturas de políticas para a adoção de ferramentas como o SAF, compensação de carbono, novas tecnologias, além de eficiência operacional. Também é preciso garantir que essa transição seja sustentável para as pessoas seguirem se beneficiando da conectividade que a aviação oferece. Esperamos que este estudo possa orientar e impulsionar esforços colaborativos para avançar a descarbonização do setor na região".

Juan José Tohá, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Latam Airlines Group.


Tópicos relacionados