Beatrice Teizen   |   29/08/2023 21:07
Atualizada em 29/08/2023 21:19

ESG: Turismo deve se unir para pensar ações em conjunto

Questões ambientais, sociais e de governança foram debatidas no Travel & Expense Summit, da Paytrack

PANROTAS / Emerson Souza
Giovana Jannuzzelli (Alagev), Thiago Hipolito (99), Paulo Gomes (Dell), Ligia SAto (Latam Brasil) e Ana Paula Zuppi (Gol)
Giovana Jannuzzelli (Alagev), Thiago Hipolito (99), Paulo Gomes (Dell), Ligia SAto (Latam Brasil) e Ana Paula Zuppi (Gol)
ESG não é moda, não é passageiro e as empresas estão entendendo cada vez mais que seguir os três pilares — ambiental, social e governança — traz responsabilidade e benefícios para o negócio da empresa, para o mundo como um todo e para cada indivíduo. ESG não é benfeitoria, é negócio.

Para discutir o assunto e entender o que companhias, tanto do setor de Turismo quanto de outros segmentos, estão fazendo em relação a esse agenda, o Travel & Expense Summit, da Paytrack, realizou um painel, mediado pela diretora executiva da Alagev, Giovana Jannuzzelli, com diferentes visões.

Veja a seguir como cada uma delas atua em ESG.

99

A empresa e aplicativo de transporte individual tem o core business relacionado à letra S (social), no sentindo de quanto de receita a empresa gera aos motoristas. De acordo com o diretor de Inovação da 99, Thiago Hipolito, desde quando a companhia nasceu, em 2012, esta já era a principal premissa.

Dell

“Nós enxergamos sob dois prismas. Nossos produtos e serviços são a forma como acreditamos a sustentabilidade no uso dos produtos. E, dentro de casa, temos de dar o exemplo. Não temos uma área centralizada para cuidar de ESG, mas está em nosso DNA e cultura. Trabalhamos muito o engajamento voluntário das pessoas para perseguirem suas metas ambientais, por exemplo”, conta o vice-presidente de Fabricação e Operações da Dell, Paulo Gomes.

Gol

Para a gerente comercial corporativa na Gol, Ana Paula Zuppi, compensação de carbono, na aviação, é essencial, mas o principal ponto é o Turismo como um todo se unir. “É olhar o que tenho do meu lado e criar força junto. ESG pode ser meio novidade para todo mundo, mas quando abrimos a cabeça para flexibilizar, para coisas novas, podemos construir juntos e ver o que fazer. O setor inteiro precisa pensar em conjunto, não adianta olhar apenas para o aéreo. É construir e fazer em conjunto.”

Latam Brasil

“Na Latam falamos muito da questão da sustentabilidade, que é um dos principais valores para nós. Mas pensamos nela em equilíbrio com o crescimento econômico. É um cuidado com o meio ambiente e com o crescimento social. Em 2021 criamos nossa estratégia de sustentabilidade e trabalhamos com três pilares: mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado. E tentamos compartilhar com a sociedade o que temos de melhor”, afirma a gerente de Sustentabilidade na aérea, Ligia Sato.

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