Da Redação   |   30/08/2023 21:28
Atualizada em 30/08/2023 22:01

Veja os voos inaugurados e anunciados na joint venture Latam-Delta

Parceria das duas companhias lidera em número de passageiros na região e em voos para Nova York


Divulgação/Latam
Lideranças das duas companhias
Lideranças das duas companhias

A Latam Airlines e a Delta Air Lines realizaram, em São Paulo, a edição do terceiro trimestre da sua reunião Joint Venture Leadership Team Meeting. O encontro, que já ocorreu anteriormente em Atlanta, Santiago, Bogotá e Miami, reuniu cerca de 40 líderes sêniores das duas companhias aéreas, para tratar dos avanços da sua joint venture, iniciada em outubro de 2022. O encontro de dois dias foi realizado na Academia Corporativa Latam (em São Paulo) e no Centro de Manutenção da Latam (Guarulhos).

Os resultados mais evidentes da aliança são os novos voos já lançados. Em 1º de agosto, foi inaugurado o voo direto São Paulo/Guarulhos-Los Angeles da Latam,primeiro lançamento para o mercado brasileiro resultante da joint venture. Além de ser a única rota direta entre o Brasil e Los Angeles, o novo voo permite conexões com a Delta Air Lines para mais de 20 destinos nos Estados Unidos, incluindo São Francisco, Las Vegas e Seattle.

Outra rota recém-inaugurada, a qual começou em 1º de julho, foi Bogotá-Orlando, operada pela Latam Colômbia. Além disso, outubro trará o início de novas rotas e frequências adicionais, incluindo o voo entre Miami e Medellín (Latam Colômbia), Lima e Atlanta (Latam Peru) e Atlanta e Bogotá (Delta Air Lines). A expansão da joint venture continuará em dezembro, com o relançamento, pela Delta Air Lines, da rota entre Atlanta e Cartagena, além de uma nova rota da Delta de Nova York/JFK para o Rio de Janeiro/Galeão.

Reunião em São Paulo

Representaram a Latam no evento em São Paulo, Jerome Cadier (CEO da Latam Brasil), Martin St George (vice-presidente comercial do Grupo Latam), Paulo Miranda (vice-presidente de Clientes) e Andreas Schek (diretor de Vendas e Marketing).

Pela Delta, lideraram o encontro Alex Antilla (vice-presidente da Delta Air Lines para América Latina), Luciano Macagno (diretor geral da Delta Air Lines para a América Latina, Caribe e Sul da Flórida) e Mercedes Martinez Ballesty (diretora para a América Latina).

O primeiro dia de atividades, em 28 de agosto, incluiu uma visita guiada ao CML (Centro de Manutenção da LATAM), em Guarulhos, dando aos executivos e representantes de agências de viagens convidados a oportunidade de ver pessoalmente o funcionamento da instalação

Em 29 de agosto, o encontro teve continuidade na Academia Corporativa Latam e a agenda de reuniões contou com temas como desempenho comercial, experiência do cliente e distribuição e vendas.

Depoimentos

Divulgação/Latam
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, reforçou a importância do encontro em São Paulo.

“A Joint Venture cria para o cliente da Latam e da Delta uma rede de voos incomparável nas Américas. Já avançamos neste primeiro ano para gerar a melhor conectividade possível e encontros como esse colocam todo o time na mesma página para evoluirmos ainda mais juntos".

Jerome Cadier

“O acordo de joint venture da Delta com a Latam completará um ano em outubro e já apresenta resultados incríveis. No Brasil, especificamente, a Latam inaugurou, no começo de agosto, a rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. E, em dezembro, a Delta lançará o voo sazonal entre o Rio de Janeiro e Nova York (JFK). Estamos fazendo grandes progressos para conectar de forma cada vez melhor os Estados Unidos e o Brasil, e vice-versa”, disse Alex Antilla, vice-presidente da Delta para a América Latina.

“Para continuarmos avançando no nosso objetivo de conectar as Américas como nunca, ampliando cada vez mais as rotas e os benefícios para nossos clientes, encontros como o JVLT são extremamente importantes, pois permitem uma maior integração entre ambas as equipes e um aprofundamento na cultura da empresa parceira, algo que a Delta preza muito”.

Alex Antilla

A joint venture Latam-Delta

O acordo estratégico entre o Grupo Latam e a Delta Air Lines tem resultado, segundo comunicado das companhias, em uma melhor conectividade, unindo os mais de 120 destinos sul-americanos atendidos pelo Grupo Latamaos mais de 200 destinos norte-americanos atendidos pela Delta. A partir da implementação de sua joint venture, em outubro de 2022, a Latam e a Delta Air Lines aumentaram a sua capacidade em 75%, e essa parceria é a número um em participação de mercado, medida em passageiros, bem como em número de voos entre Nova York e América do Sul e entre Los Angeles e América do Sul.

As aéreas já compartilham terminais em aeroportos como Nova York (JFK), Boston (BOS), Orlando (MCO), São Paulo/Guarulhos, Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile), além de permitir o acesso de seus clientes a 53 lounges Delta Sky Club nos Estados Unidos e cinco Latam Lounges na América do Sul.

Os clientes dos programas de fidelidade Latam Pass e Delta SkyMiles podem acumular e resgatar pontos/milhas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao voar com a outra companhia aérea. Dependendo da categoria de membro do programa de passageiro frequente, os benefícios incluem:

  • Isenção da tarifa de seleção de assento nos voos da Latam
  • Embarque prioritário
  • Assentos preferenciais
  • Check-in prioritário
  • Franquia adicional de bagagem
  • Gestão de bagagem prioritária
  • Verificação de segurança prioritária por meio do TSA.



Tópicos relacionados