Victor Fernandes   |   14/12/2023 13:03

Gol planeja reestruturação enquanto sofre com falta de aviões

Atualmente, a companhia lida com o atraso de aeronaves de modelo Boeing 737 Max


PANROTAS / Emerson Souza
Celso Ferrer, CEO da Gol
Celso Ferrer, CEO da Gol

Nesta quinta-feira (14) foi realizado o Gol Day, no qual a Gol Linhas Aéreas apresentou aos seus investidores o panorama atual da empresa, assim como os planos futuros. Os principais pontos do planejamento futuro são a reestruturação de capital e a renovação de frota. Atualmente, a companhia sofre com o atraso de aeronaves Boeing 737 Max, afirmando que deveria estar operando com 53 aviões do modelo, mas está atualmente com 38 equipamentos, 15 a menos.

"O grande desafio que estamos enfrentando é a restrição na cadeia de suprimentos global, principalmente o atraso nas entregas do 737 Max. Queríamos estar operando com 53 aviões, mas estamos com 38. E isso também pressiona nossos custos de manutenção. Estamos com a capacidade em 89% dos níveis de 2019, e a falta de aviões está limitando o nosso crescimento no ritmo que havíamos planejado."

Celso Ferrer, CEO da Gol Linhas Aéreas

Ferrer destacou ainda que a Gol, mesmo com menor oferta, conseguiu um incremento de 16% na receita no comparativo ano a ano com 2022. O CEO atribui esse crescimento às diversas frentes de atuação da empresa: Gollog, Gol Aerotech, Smiles, VoeBiz e Smiles Viagens. "Nossos programas de fidelidade Smiles e VoeBiz, assim como a Gollog, estão crescendo de forma mais acelerada que a própria companhia aérea e gerando receita para o grupo", afirmou.

O CFO da aérea, Mario Liao, também participou da apresentação e reforçou que a companhia continua dependendo de novas aeronaves para aprimorar a diluição de seus custos, mas que ainda assim manteve o equilíbrio de seus yields, apresenta agora um plano de reestruturação de capital e seguirá tentando atrair viajantes corporativos para fomentar profitabilidade contínua nos próximos anos.

Reestruturação de capital

Entre aspectos que demonstram a evolução da estrutura de capital da Gol atualmente comparada com 2019, Liao citou:

  • Renegociação dos débitos, incluindo amortização de US$ 1,1 bilhão e US$ 450 milhões captados a partir de parceria com Grupo Abra;
  • Reestruturação da frota, incluindo negociações com lessores e refinanciamento de US$ 231 milhões de exposição dos arrendadores;
  • e outras iniciativas, incluindo reincorporação da Smiles, renegociação de empréstimos com bancos locais que proveram alívio a curto prazo e investimento de US$ 200 milhões da American Airlines em 2022.
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Já para o futuro, os principais destaques da Gol foram:

  • Disponibilidade de capacidade a partir de eficiência da frota e novas iniciativas de receita adicionais;
  • Produtividade e Eficiência a partir da redução de custos e expansão digital;
  • Clientes e Network a partir de novos produtos da Smiles, novas tecnologia a bordo dos aviões e novas rotas;
  • Balanço patrimonial com eliminação de frota inutilizada e impactos de custos de manutenção a partir da frota renovada.

"Estamos apresentando uma empresa que está planejando, tomando iniciativas, para expandir no futuro."

Mario Liao, CFO da Gol
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Renovação da Frota

Principal dor da Gol Linhas Aéreas no momento, a frota da aérea foi objeto de apresentação do COO da companhia, André Cruz. A frota atual da empresa é de 136 aeronaves, mas 20 delas estão inativas, então a aérea está operando com 116 aviões. Para 2024, a intenção é ter 127 aeronaves ativas, acréscimo de onze em relação a este ano. Até 2028, a meta é ter 140 aeronaves, sendo 80% delas pertencente à categoria Max da Boeing. A Gol está com pedidos pendentes para 103 novas aeronaves.

"Um dos nossos principais objetivos sempre foi ter o menor custo, e para isso planejamos a renovação da frota para alcançarmos maior capacidade com menores custos, conseguindo distribuir a nossa demanda em mais aviões e oferecendo tarifas mais atrativas", afirmou Cruz, que também destacou a estratégia de frota de modelo único da companhia ajudando no remanejamento e aumentando a produtividade.

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