Movida

Artur Luiz Andrade   |   02/01/2024 11:01

Avianca é aérea mais pontual do mundo; Azul fica em segundo

Copa Airlines, do Panamá, teve índice mais alto da lista e liderou na América Latina

Divulgação/Avianca

A colombiana Avianca, que forma com a brasileira Gol o Grupo Abra, foi a empresa aérea global mais pontual do mundo, segundo dados divulgados pela empresa Cirium nessa terça-feira, 2 de janeiro. O índice foi de 85,73%, em 213 mil voos.

A panamenha Copa, com 89,46%, por não ser considerada global na análise (precisaria voar para 3 regiões do globo), ficou como campeã da América Latina.

O mesmo ocorre em outras regiões, como América do Norte, onde a Alaska Airlines ficou em segundo lugar, mas não aparece no ranking global, por ser considerada uma empresa regional.

CIRIUM

Com 85,51% a brasileira Azul ficou na segunda colocação do ranking de empresas globais, seguida da Qatar Airways, com 85,11%. A Azul ainda aparece como segunda low-cost mais pontual e o Aeroporto de Viracopos, hub principal da Azul, como o oitavo mais pontual na categoria médio porte.

Fecham o Top 10 de empresas globais de aviação mais pontuais do mundo: Delta Air Lines, Iberia, Latam Airlines, All Nippon Airways, Japan Airlines, Saudi Airlines e American Airlines.

CIRIUM

Por região, os vencedores foram:

América Latina: Copa Airlines (116 mil voos) e Avianca, seguidas de Azul e Latam. A Gol aparece em oitavo lugar na região

CIRIUM

Europa: Iberia Express (41 mil voos) e Iberia

CIRIUM

América do Norte: Delta Air Lines e Alaska Airlines. A Delta também ganhou o Operational Excellence Award de 2023 pela sua performance de 84,72% de voos no horário, em um total de 1,6 milhão de operações. A empresa ganhou o selo Platinum por ter sido vencedora em três anos seguidos: 2021, 2022 e 2023.

CIRIUM

CIRIUM

Ásia-Pacífico: Ana (com 302 mil voos) e Jal

CIRIUM

Oriente Médio e África: Oman Air (46 mil voos) e Safair

CIRIUM

Low cost: Safair (55 mil voos) e Azul

CIRIUM

Aeroporto global e aeroporto de grande porte: Minneapolis/St. Paul, nos EUA, e Rajiv Gandhi, na Índia

CIRIUM

Aeroporto de médio porte: Osaka, no Japão, e Tocumen, no Panamá, com Viracopos (SP) em oitava posição

CIRIUM

Aeroportos pequenos: Mariscal Sucre, no Equador, e Chubu Centrair, no Japão. Recife e Confins aparecem na sétima e nona posição, respectivamente.

CIRIUM

SAIBA MAIS E CONSULTE O RELATÓRIO COMPLETO EM https://www.cirium.com/resources/on-time-performance/.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias