Karina Cedeño   |   17/01/2024 11:43

Despacho autônomo de bagagem da Latam cresceu 52% no Brasil em 2023

Tecnologia de autoatendimento para embarcar mala começou a ser implantado pela aérea em dezembro de 2019


Divulgação
56% do total de bagagens despachadas em 2023 nos dez aeroportos do Brasil que contam com a tecnologia foram realizados de forma autônoma
56% do total de bagagens despachadas em 2023 nos dez aeroportos do Brasil que contam com a tecnologia foram realizados de forma autônoma

Um levantamento feito pela Latam revela o crescimento da adesão dos brasileiros às tecnologias de autoatendimento nos aeroportos. De janeiro a dezembro de 2023, foram quase 1,8 milhão de bagagens despachadas de forma autônoma no Brasil, um crescimento de 52% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando os despachos autônomos ficaram em 1,1 milhão.

Na prática, isso significa que 56% do total de bagagens despachadas em 2023 nos dez aeroportos do Brasil que contam com a tecnologia foram realizados de forma autônoma, ou seis em cada dez passageiros que despacharam malas utilizaram a tecnologia para agilizar esse processo. O autoatendimento é uma das iniciativas da agenda de transformação digital da Latam para tornar as viagens mais rápidas, simples e seguras.

A tecnologia desenvolvida pela Sita Scan & Fly permite que o passageiro despache a sua bagagem de forma autônoma em menos de 40 segundos. Nos totens de autoatendimento dos aeroportos, o cliente imprime a etiqueta de sua mala utilizando o QR Code da própria passagem. Depois de etiquetada, a mala é pesada e, se respeitado o peso máximo de 23 quilos, pode ser depositada diretamente nos balcões de Entrega de Bagagem Etiquetada.

“O despacho autônomo de bagagens é uma inovação que traz tanto ganhos para o cliente, que tem um serviço simples, rápido e seguro, quanto para a companhia, que consegue carregar as aeronaves com mais agilidade e garantir a pontualidade dos voos”, afirma o diretor de Aeroportos da aérea no Brasil, Derick Barboza.

O autoatendimento para despacho de bagagem começou a ser implantado nas operações da companhia no País em dezembro de 2019. Os aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos foram os primeiros a receber a tecnologia. Atualmente, o serviço também está disponível nos aeroportos de Belo Horizonte, Natal, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória.

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