Movida

Laura Enchioglo   |   21/02/2024 08:45

Latam transporta primatas para apoiar conservação da espécie

Avião solidário da companhia aérea já protegeu mais de 4,6 mil animais


Dayse Campista
Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor)
Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor)

Dois machos de espécies ameaçadas de extinção receberam um novo lar nesta segunda-feira (19) por meio do transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da Latam em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Um Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) e um Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) foram transportados do Rio de Janeiro (RJ) para Bauru (SP) para reproduzir, de acordo com as recomendações do programa de conservação para estas espécies. Os animais, nascidos e criados no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, agora viverão no Parque Zoológico Municipal de Bauru.

O transporte gratuito foi realizado por meio da Latam Cargo em voo operado no trecho Santos Dumont-Guarulhos. Na sequência, os animais foram levados por via terrestre até Bauru. Na prática, o transporte aéreo reduziu de dez para cinco horas a viagem na comparação com um deslocamento exclusivamente terrestre entre as duas instituições.

Avião solidário da Latam já protegeu mais de 4,6 mil animais

A ação com os dois primatas foi o segundo transporte gratuito de animais do Avião Solidário da Latam no Brasil em 2024. Com 11 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a covid-19 para todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo Latam, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Esta empresa apoia o Fórum PANROTAS 2024

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias