Victor Fernandes   |   27/03/2024 16:24

ITA Airways encerra 2023 com receita de 2,4 bi de euros

Aérea atingiu o break-even operacional um ano antes do previsto no Plano de Negócios


PANROTAS / Filip Calixto
Empresa aérea também celebrou EBITDA positivo de 70 milhões de euros
Empresa aérea também celebrou EBITDA positivo de 70 milhões de euros

A ITA Airways anunciou hoje (27) que o Conselho de Administração, em sua reunião realizada em 26 de março, aprovou o projeto de demonstrações financeiras de 2023, que apresentam um prejuízo líquido de 5 milhões de euros, e incluem os principais destaques apresentados abaixo:

  • Receita: 2,4 bilhões de euros
  • EBITDA: +70 milhões de euros
  • Caixa: 450 milhões de euros
  • Capitais próprios: 750 milhões de euros

A empresa atingiu assim o break-even operacional um ano antes do previsto no Plano de Negócios, graças ao seu desempenho operacional e de vendas muito positivo, e obteve um resultado líquido melhor do que o esperado.

Em 2023, a ITA Airways operou cerca de 124 mil voos regulares e transportou cerca de 15 milhões de passageiros (+47% vs 2022), aproveitando a recuperação do tráfego aéreo iniciada no segundo semestre do ano e aumentando a sua quota de mercado, nomeadamente no setor doméstico. Globalmente, a receita total da empresa em 2023 será de 2,4 bilhões de euros (+58% vs 2022), dos quais 2,2 bilhões de euros provirão do tráfego de passageiros (+67% face a 2022).

Perspectivas da ITA Airways em 2024

Os primeiros meses de 2024 confirmaram esta tendência positiva, com as operações aéreas a apresentarem 99,9% de regularidade e 88,9% de pontualidade. No mesmo período, registou-se também um índice bimestral de satisfação dos clientes de 80,5%.

Em 2024, espera-se que mais de 26 novas aeronaves se juntem à frota para atingir, com a saída simultânea de aeronaves de gerações mais antigas, um total de 96 aeronaves até o final deste ano (22 de fuselagem larga e 74 de fuselagem estreita). Destes, 67% são aeronaves de nova geração.

Além disso, na temporada de verão, a companhia servirá 57 destinos, incluindo 16 domésticos, 26 internacionais e 15 intercontinentais, com voos diretos a partir do hub de Roma Fiumicino, no verão, para destinos na América do Norte, África e Médio Oriente.

Em particular, um novo serviço direto para Chicago será inaugurado em abril, seguido de voos diretos para Toronto e Riade em maio. Os voos para Accra e Kuwait City ocorrerão em junho, Dakar em julho e Jeddah em agosto. Além disso, durante o alto verão, a companhia voará para 11 destinos sazonais selecionados entre os destinos turísticos mais populares do Mediterrâneo, incluindo Grécia, Espanha, Croácia e ilhas italianas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS