Fusão de Azul e Gol concentraria 47% das visitas on-line e dominaria conversão no setor
A notícia sobre a fusão entre Azul e Gol oferece uma nova perspectiva para o setor de Air Travel no Brasil

A possível fusão de Azul e Gol vai muito além das sinergias operacionais, de domínio de mercado, de aumento de rotas e da criação de uma gigante da América Latina. As perspectivas no setor de "Air Travel" também são gigantes, segundo relatório da SimilarWeb que compilou dados de tráfego de ambas as companhias.
A notícia sobre a fusão entre Azul e Gol oferece uma nova perspectiva para o setor de Air Travel no Brasil. Isto porque, juntas, Azul e Gol concentram 47,5% das visitas. Somados, os sites das duas companhias receberiam, em média, 17,7 milhões de visitas mensais e 8 milhões de usuários únicos.
Apesar da possível fusão, o site da Latam Airlines continua concentrando o maior volume de tráfego, com 52,4% de participação, atingindo uma média de 19.6 milhões de visitas mensais e 8,9 milhões de usuários únicos, o que reflete na liderança de mercado doméstico brasileiro há mais de dois anos.

Já os aplicativos apresentam volumes de downloads próximos, com exceção no iOS, onde a Latam se destaca com volume de downloads superior a 2,3 milhões em 2024. Por sua vez, os aplicativos da Azul e Gol apresentam 5,18 milhões de downloads, superando com folga a Latam.
Performance de conversão
A conversão é uma ação que o usuário realiza no site ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário.
- A Latam Airlines apresenta uma taxa média de conversão de 5,8% no site via desktop, superando os concorrentes. Com isso, o volume total de visitas convertidas da Latam alcançou 3.13 milhões em 2024.
- A Gol registra uma taxa de conversão de 4,1%, enquanto a Azul apresenta a menor taxa, com 2,3%. Em termos de desempenho de conversão em 2024, a Azul ficou atrás de Latam e Gol.
Perfil dos acessos dos sites
A Latam apresenta uma distribuição de gênero mais equilibrada, com uma ligeira predominância de homens em seu público, enquanto Gol e Azul têm uma menor participação feminina, sendo mais populares entre os homens.
- 48,6% dos acessos estão concentrados na faixa etária de 25 a 44 anos.
- Azul se destaca entre os jovens da faixa de 18-24 anos.
- Gol apresenta vantagem na faixa de 25-34 anos.
- Latam Airlines lidera na faixa etária de 45-54 anos.
Comparação de usuários ativos de aplicativos
- O volume médio mensal de usuários ativos nos aplicativos das empresas aéreas brasileiras é de 1,3 milhão no Android e 1 milhão no iOS.
- No Android, a Azul lidera com 1.7 milhão de usuários ativos mensais, seguida pela Latam com 1,5 milhão.
- No iOS, a Latam se destaca como a mais popular, com 1.4 milhão de usuários ativos. A Gol apresenta 59% da atividade da Latam e a Azul, 56%, ficando ambas atrás da Latam em termos de atividade no sistema iOS.
Investimento em campanhas no digital

- Em 2024, empresas aéreas investiram US$ 18.5 milhões de dólares em campanhas no digital no Brasil.
- Com 45,8% do total, a Latam Airlines é a empresa com maior investimento em campanhas no digital.
- Azul e Gol seguem como as próximas maiores participantes, com 9,2% e 6,5%, respectivamente.