Pedro Menezes   |   13/05/2025 13:58
Atualizada em 13/05/2025 14:53

Southwest solicita permissão para operar voos para países com 'Céus Abertos' com EUA

EUA mantêm acordos de Céus Abertos com mais de 130 países e territórios, incluindo o Brasil

Divulgação
Apesar do pedido não anunciar rotas específicas, ele levanta a possibilidade da Southwest estar se preparando para uma futura expansão internacional
Apesar do pedido não anunciar rotas específicas, ele levanta a possibilidade da Southwest estar se preparando para uma futura expansão internacional

A Southwest Airlines deu um passo estratégico ao solicitar oficialmente ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) uma autorização para operar voos internacionais regulares com destino a países que mantêm acordos de Céus Abertos (Open Skies) com os EUA.

Os Estados Unidos mantêm acordos de Céus Abertos (Open Skies Agreements) com mais de 130 países e territórios, incluindo o Brasil! Esses acordos permitem que companhias aéreas operem voos entre os países com poucas ou nenhuma restrição comercial, promovendo maior concorrência e conectividade internacional.

Entre os destinos potenciais estão países da Europa, América Latina, Ásia, África e outros continentes, abrangendo não só o Brasil, mas países como Argentina, Japão, Reino Unido, Colômbia e Austrália, por exemplo.

A solicitação, registrada sob o título de "Certificado de Conveniência e Necessidade Pública e Autoridade de Isenção", busca a aprovação para que a low-cost possa transportar passageiros, cargas e correspondências entre os Estados Unidos e qualquer país que possua um acordo Open Skies em vigor com o governo norte-americano.

Apesar do pedido não anunciar rotas específicas, ele levanta a possibilidade da Southwest estar se preparando para uma futura expansão internacional, além dos poucos destinos fora dos EUA que já opera atualmente, como Cancún, Montego Bay e Nassau, competindo de forma mais ampla com grandes rivais como American, Delta e United.

A solicitação está agora sob análise do DOT, e não há um cronograma oficial para a decisão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados