Da Redação   |   05/06/2025 13:56

Brasil é "a estrela" da expansão da Iberia na América Latina, afirma diretor de Vendas

Víctor Moneo compartilhou a expectativa sobre novas rotas para o Nordeste brasileiro e planos para o País


PANROTAS / Renato Machado
Víctor Moneo compartilha planos e expectativas da Iberia em relação ao mercado brasileiro
Víctor Moneo compartilha planos e expectativas da Iberia em relação ao mercado brasileiro

MADRI (ESPANHA) – Com 27 anos de Iberia e recém-empossado diretor global de Vendas da companhia aérea, Víctor Moneo é enfático: “O Brasil é a estrela este ano, é onde mais queremos desenvolver nossa capacidade". Em conversa com jornalistas na sede da empresa espanhola, em Madri, o executivo compartilhou a expectativa sobre as novas rotas para o Nordeste brasileiro e confessou existir internamente um “plan Brasil”.

“A Iberia tem um plano muito ambicioso para colocar o Brasil como líder na [operação da] América Latina", revela Moneo. A relação histórica com a Espanha faz com que países como México, Argentina e Colômbia estejam entre os destinos com mais frequências desde Madri. Tal cenário, no entanto, irá mudar.

Atualmente, são 19 operações semanais envolvendo o Brasil. Com o acréscimo das rotas Fortaleza/Madri (dezembro de 2025) e Recife/Madri (janeiro de 2026), esse número irá saltar para 28, fazendo do Brasil o latino-americano com mais ligações na malha da aérea.

“Nunca vi uma aposta tão importante como a que estamos fazendo hoje com o Brasil. Este ano, nós vamos alocar quase 600 mil assentos [entre São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza]. E isso é um marco histórico, representa um crescimento de 27% em relação a 2023"

Víctor Moneo, diretor global de Vendas da Iberia

Para as operações no Nordeste, a Iberia irá utilizar os novos Airbus A321 XLR em configuração de duas classes (170 lugares na econômica; 14 na executiva). O interior do modelo narrow-body tem fileiras de quatro assentos com corredor único central. “É um avião que chegou faz pouco tempo e temos de voá-lo para, então, entender o que podemos fazer mais com ele no futuro", afirma o diretor, destacando a eficiência da aeronave no consumo de combustível.

Entrar no mercado nordestino não é um plano recente. A aérea espanhola chegou a testar as rotas na década passada, mas não deu continuidade às operações. “Nossa intenção era voltar assim que houvesse uma recuperação", conta Moneo, lembrando a redução operacional forçada pela pandemia. “A América Latina, provavelmente, é a área geográfica que se recuperou mais rapidamente. No caso do Brasil, nós também acreditamos que há uma recuperação, e é por isso que queremos apostar.”

Confiante com o início das operações no Nordeste, Víctor Moneo não poupa elogios ao comportamento recente do mercado brasileiro. Para exemplificar, cita o “Hola Madrid", programa de stopover da Iberia. Segundo ele, mais de 13 mil brasileiros visitaram a capital da Espanha por conta desta ação, colocando o país no primeiro lugar em participação no programa - à frente de Estados Unidos e México. “O Brasil é um mercado que responde se você estimula", comemora.

“A Espanha e a Europa também têm a responsabilidade de lotar esse voos", pondera Moneo. “Para que isso aconteça, é preciso conhecer os destinos, temos que trabalhar mais com a Embratur, fazendo promoções pela Europa", defende.


Renato Machado, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Iberia

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS