Air France-KLM inicia processo para aquisição de controle da escandinava SAS
Transação prevê aumento da participação acionária e reforça a presença do grupo no mercado europeu

A Air France-KLM anunciou que iniciou o processo para adquirir a participação majoritária na companhia aérea escandinava SAS. O grupo, que atualmente detém 19,9% do capital da SAS, planeja elevar essa fatia para 60,5%, tornando a empresa uma de suas subsidiárias.
A transação prevê a compra das participações hoje controladas pelos fundos Castlelake e Lind Invest. O Estado dinamarquês continuará como acionista, com 26,4% das ações, e manterá seus assentos no Conselho de Administração da SAS.
Desde o verão europeu de 2024, as companhias Air France, KLM e SAS mantêm uma cooperação comercial baseada em acordos de codeshare e interline, ampliada com a entrada da SAS na aliança aérea SkyTeam, em setembro do mesmo ano.
Segundo comunicado, o objetivo da aquisição é aprofundar a colaboração entre as companhias, incluindo áreas como programas de fidelidade, gestão integrada e governança. Com o aumento da participação acionária, a Air France-KLM passará a ocupar a maioria dos assentos no Conselho de Administração da SAS.
“Estamos entusiasmados com a perspectiva de receber oficialmente a SAS na família Air France-KLM. Após uma reestruturação bem-sucedida, a SAS demonstrou um desempenho impressionante, e estamos confiantes de que seu potencial continuará a crescer com uma integração mais profunda ao nosso grupo"
Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM
O valor final do investimento será definido no momento do fechamento da operação, com base nos resultados financeiros mais recentes da SAS, levando em consideração indicadores como EBITDA e dívida líquida. A conclusão da transação está prevista para o segundo semestre de 2026, sujeita à aprovação regulatória e outras condições previstas em contrato.
Smith destacou ainda que a transação trará vantagens aos passageiros e à região. “Essa operação trará benefícios para nossos clientes e para todos os escandinavos, que contarão com maior conectividade”, disse. Ele também ressaltou o papel da equipe da SAS no processo de reestruturação: “Eles se juntarão a um grupo de companhias aéreas guiadas por um compromisso comum com a excelência e com um futuro mais sustentável para a aviação.”
A SAS opera atualmente com 138 aeronaves e atende a mais de 130 destinos. Em 2024, a companhia transportou mais de 25 milhões de passageiros e movimentou 60 mil toneladas de carga. Seu programa de fidelidade, Eurobonus, possui mais de 8 milhões de membros. A empresa conta com cerca de 10,5 mil funcionários e registrou uma receita de 4,1 bilhões de euros em 2024.
A estrutura acionária atual da SAS é composta por Castlelake (32,0%), Estado Dinamarquês (26,4%), Air France-KLM (19,9%), Lind Invest (8,6%) e outros acionistas (13,1%).