Azul reforça monitoramento climático com contratação de meteorologistas
Profissionais atuarão no CCO, na análise das condições climáticas e gestão de riscos meteorológicos

A Azul Linhas Aéreas anunciou a contratação de seis meteorologistas para integrar o CCO (Centro de Controle Operacional) da companhia, localizado em Barueri (SP). A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de análise e gestão de riscos relacionados às condições meteorológicas, contribuindo para a segurança e eficiência das operações aéreas da empresa.
Os novos profissionais passam a atuar imediatamente e participarão de um processo de integração operacional. Nessa fase, serão apresentados às metodologias de previsão e análise atmosférica utilizadas pela Azul, além de realizarem alinhamentos com despachantes operacionais de voo e equipes de operações aeroportuárias.
Segundo Bianca Penelas, diretora do CCO, os meteorologistas terão como foco a previsão de fenômenos adversos que possam impactar as operações da empresa.
“A atuação deles será crucial para a companhia, pois fornecerão dados estratégicos para todas as áreas operacionais, utilizando boletins meteorológicos, briefings e relatórios técnicos”
Bianca Penelas, diretora do CCO
A atuação dos meteorologistas permitirá à Azul tomar decisões estratégicas baseadas em dados processados em tempo real, como replanejamento de rotas, ajustes em pousos e eventuais suspensões de voos diante de condições severas.
Um dos novos contratados, Fábio Luengo, destacou a relevância da meteorologia no contexto da aviação. “A expectativa para esse novo desafio é grande, porque o mundo da aviação é muito amplo, com possibilidades de aplicação da meteorologia em vários aspectos, como na análise das condições de gelo, chuva e até mesmo de temperatura”, disse.