Azul é a companhia aérea mais pontual do mundo em agosto, aponta Cirium
Segundo o levantamento, 92,1% dos mais de 800 voos diários da empresa pousaram dentro do horário planejado

A Azul foi reconhecida pela Cirium como a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de agosto. Segundo o levantamento, 92,1% dos mais de 800 voos diários da empresa pousaram dentro do horário planejado (ou seja, até no máximo 14 minutos além da hora prevista), desempenho que fez a empresa conquistar a liderança global.
O resultado consolida a escalada positiva da Azul nesse ranking mundial nos últimos três meses: em junho, a aérea ocupava a terceira posição; em julho, a segunda; e agora, em agosto, alcança o primeiro lugar entre as principais companhias dos cinco continentes.
Este foi o melhor índice de pontualidade mensal da companhia em mais de três anos, superando o índice (de 88,9%) que a consagrou como a mais pontual do ano pela Cirium em 2022. Em 24 dias dos 31 de agosto, a empresa obteve mais de 90% de pontualidade, reforçando a sua consistência operacional.
A regularidade da operação também foi destaque, com índice recorde de 99,7% de voos realizados conforme o planejado. Em agosto, foram cerca de 25.255 decolagens, das quais apenas 90 foram canceladas, o menor número desde 2018. Em sete dias do mês, não houve um cancelamento.

Esse resultado é explicado, em parte, segundo a Azul, por avanços no planejamento e na execução dos trabalhos da área de Manutenção. Desde julho, os Azultecs – como são chamados os profissionais da Azul responsáveis por essa frente – têm alcançado o menor tempo médio para recuperação de aeronaves: apenas dez horas. Na prática, isso significa que qualquer intervenção corretiva necessária é concluída em menos de meio dia, permitindo que a aeronave retorne rapidamente à operação.
"A segurança sempre será nosso valor mais importante, mas ver a pontualidade e a regularidade alcançando níveis históricos mostra a força da nossa sinergia e o foco na melhor experiência para nossos clientes. Processos mais ágeis, comunicação eficiente e integração entre equipes nos permitiram entregar essa marca inédita em agosto”, afirma o executivo", diz o vice-presidente de Operações da Azul, Daniel Tkacz.