Diretor de Vendas da Gol detalha nova tarifa sem mala de mão: "mais opções e benefícios"
Segundo ele, novidade cria benefícios para o agente de viagens, que ganha mais um argumento na venda

BUENOS AIRES - A Gol Linhas Aéreas lança no próximo mês uma nota classe tarifária para voos internacionais, como já vimos no Portal PANROTAS. A nova Basic oferece uma tarifa mais acessível, mas dá direito a apenas uma bolsa ou uma mochila (item pessoal) de até 10 kg junto do passageiro na cabine.
A novidade chega primeiramente como projeto-piloto nos destinos do Cone Sul. A principal novidade é que a tarifa não inclui bagagem de mão e nem despacho de mala, atendendo passageiros que precisam apenas do transporte entre origem e destino, sem serviços adicionais.
Segundo Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol, a decisão está alinhada a uma prática já consolidada em companhias aéreas de diferentes mercados, abrindo portas para um novo perfil de clientes.
“É bom frisar que isso não é novidade na indústria, mas sim uma evolução natural do negócio. Temos passageiros que não têm necessidade de despachar mala, e muitas vezes nem de levar bagagem de mão. Esse perfil de viajante busca apenas praticidade: pega um voo, participa de reuniões, volta no mesmo dia ou já tem residência no destino. Essa nova tarifa vem exatamente para atender esse público”
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol
O executivo destacou que a Gol opera hoje mais de 600 voos diários, com ocupação média acima de 80% em aeronaves de cerca de 180 lugares. Isso significa que mais de 140 passageiros por voo têm necessidades distintas e se beneficiam de um leque maior de tarifas e oportunidades no mercado.
“Precisamos ter produtos disponíveis para diferentes tipos de clientes. A nova classe tarifária amplia o leque de opções e dá mais poder de escolha ao passageiro e ao agente de viagens”
Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol
Vantagens para os agentes de viagens

Para Barbizan, a novidade também traz benefícios para o agente de viagens, que ganha mais um argumento de venda diante da diversidade de perfis atendidos. “Quando o cliente chega e fala: ‘não tenho mala, não quero comprar mala, só quero sair do ponto A para o ponto B’, o agente agora terá essa solução sob medida. Isso facilita a personalização da oferta e a adequação do preço ao que o viajante realmente precisa”, destacou.
O diretor de Vendas fez questão de esclarecer que a nova classe não vem para substituir a tarifa mais barata já existente, mas sim para complementá-la. “É um produto novo, que não elimina nenhuma opção anterior. Ele está disponível para um nicho de mercado que às vezes está comprando algo que não é exatamente o que gostaria. Se tivesse a oportunidade de pagar um valor mais competitivo, optaria por isso".
Tarifa começa pelos voos internacionais
A decisão de iniciar o piloto apenas nos voos internacionais, especialmente no Cone Sul, está relacionada à estratégia da companhia e à análise do perfil do passageiro regional. “Ainda não estamos pensando nos voos domésticos. Esse é um movimento voltado ao mercado internacional, onde a Gol tem presença expressiva e onde percebemos que existe espaço para esse tipo de produto”, explicou Barbizan.
Para ele, a medida mostra que a Gol está acompanhando as mudanças do setor e se adaptando às demandas de mercado. “A indústria aérea já lançou esse modelo há algum tempo e continua oferecendo porque funciona. Os indicadores são positivos. É um processo de ajuste e adaptação da indústria, e a Gol está trazendo seu produto ao nível da concorrência e às expectativas dos clientes”, concluiu.
A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.