Pedro Menezes   |   25/09/2025 21:32
Atualizada em 25/09/2025 23:07

Grupo Abra desiste de fusão, e Gol encerra codeshare com Azul

Abra notificou formalmente a Azul sobre o encerramento das negociações, que também já se pronunciou


Marcelo Camargo/Agência Brasil
As conversas entre as empresas tiveram início após a assinatura de um Memorando de Entendimentos em janeiro de 2025
As conversas entre as empresas tiveram início após a assinatura de um Memorando de Entendimentos em janeiro de 2025

Cerca de nove meses após anunciar um acordo para combinar negócios, o Grupo Abra, controlador indireto da Gol Linhas Aéreas, comunicou oficialmente o fim das negociações com a Azul Linhas Aéreas para uma possível fusão das companhias aéreas. O anúncio foi feito em Fato Relevante enviado ao mercado e aos acionistas.

As conversas entre as empresas tiveram início após a assinatura de um Memorando de Entendimentos em janeiro de 2025, que previa avaliar uma integração entre Azul e Abra, controladora da Gol e da Avianca. O movimento chegou a incluir protocolo junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

De acordo com o Fato Relevante, a Azul não avançou nas tratativas nos últimos meses por estar concentrada em seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, sob o Chapter 11. A companhia também teria sinalizado que o contexto de mercado mudou desde a assinatura do memorando.

Diante desse cenário, a Abra notificou formalmente a Azul sobre o encerramento das negociações. Ainda assim, o grupo destacou que continua acreditando no mérito de uma fusão entre Azul e Gol e permanece aberto para dialogar com stakeholders relevantes no futuro.

A Azul e a Gol, juntas, controlariam a maior malha aérea doméstica do País, mas a operação levantava dúvidas sobre aprovação regulatória e impactos concorrenciais no setor. No Fórum PANROTAS deste ano, Azul, Gol e Latam debateram pela primeira vez a possível fusão que era esperada.

Fim do acordo de codeshare

Divulgação
Gol reforça que os bilhetes já emitidos no âmbito da parceria serão honrados normalmente
Gol reforça que os bilhetes já emitidos no âmbito da parceria serão honrados normalmente

Com a decisão do Grupo Abra, também chegou ao fim o acordo de codeshare com a Azul. A Gol Linhas Aéreas pediu a rescisão dos acordos de cooperação comercial firmados com a Azul Linhas Aéreas em maio de 2024. O entendimento entre as duas companhias previa um codeshare para ampliar a conectividade de suas malhas.

Segundo Fato Relevante da companhia aérea, a decisão já foi comunicada oficialmente à Azul e está em conformidade com a legislação societária e regulatória vigente. A Gol reforçou ainda que os bilhetes já emitidos no âmbito da parceria serão honrados normalmente.

O acordo, na época, foi visto como um movimento estratégico para aumentar a oferta de destinos e melhorar a experiência do passageiro. Com o encerramento, cada empresa retoma a operação de forma independente em suas rotas. A Gol, por exemplo, opera hoje 147 rotas domésticas e 42 internacionais.

Azul Linhas Aéreas emite comunicado oficial

Guilherme Mion
Azul também informou que também honrará todas as passagens emitidas sob o acordo de codeshare
Azul também informou que também honrará todas as passagens emitidas sob o acordo de codeshare

A Azul também informou aos seus acionistas e ao mercado em geral o encerramento das discussões comerciais com a sociedade controladora da Gol.

Adicionalmente, a companhia também informou ao mercado o encerramento do acordo de cooperação comercial (codeshare) anunciado em 23 de maio de 2024, e informou que também honrará todas as passagens emitidas sob o acordo de cooperação comercial (codeshare).

Por fim, a Azul reafirmou o seu comprometimento com processo de fortalecimento da sua estrutura de capital e informou que manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados acerca de eventuais desdobramentos relevantes relacionados ao encerramento das discussões comerciais acerca da potencial combinação de negócios bem como do acordo de cooperação comercial (codeshare) acima mencionados.

Carta na íntegra do Grupo Abra à Azul

"Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A
Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939, 8º andar
Edifício Jatobá, Condomínio Castelo Branco Office Park
Bairro Tamboré, CEP 06460-040
São Paulo, SP, Brasil

Atte: Raphael Linares Felippe

Senhoras e Senhores:

Fazemos referência ao Acordo de Confidencialidade, datado de 12 de abril de 2024 (conforme em vigor de tempos em tempos, o "Acordo de Confidencialidade"), entre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. ("Azul") e a Abra Group Limited ("Abra"). Os termos em maiúsculas usados, mas não definidos neste documento, terão o significado atribuído a eles no Acordo de Confidencialidade.

Após a assinatura do Memorando de Entendimentos em 15 de janeiro de 2025, a Abra tem se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios e indicou que as discussões podem acontecer em paralelo ao caso do Chapter 11 da Azul.

No entanto, as partes não tiveram discussões significativas ou progrediram em uma possível operação de combinação de negócios por vários meses como resultado do foco da Azul em seu processo de Chapter 11. Além disso, você afirmou que a execução do MOU e o pré-arquivamento junto ao CADE ocorreram em outro cenário e em outro momento das empresas, que não é mais o mesmo.

Como resultado, por boa ordem e de acordo com o Acordo de Confidencialidade, através da presente, a Abra apresenta notificação por escrito à Azul de que a Abra está encerrando as discussões com relação a uma Possível Transação.

Continuamos acreditando no mérito de uma combinação de negócios entre a Azul e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e, como tal, a Abra está pronta, disposta e disponível para engajar com os stakeholders aplicáveis.

Atenciosamente,

Abra Group Limited".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3918 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.