Embraer fecha venda bilionária à Avelo Airlines e volta ao mercado dos EUA
Contrato de US$ 4,4 bi marca estreia do E195-E2 nos Estados Unidos e reação positiva na B3

A Embraer anunciou a venda de 50 jatos E195-E2 para a companhia americana de baixo custo Avelo Airlines, com opção de compra de outras 50 aeronaves. O contrato foi avaliado em US$ 4,4 bilhões a preço de tabela, e as entregas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2027. A Avelo será a primeira aérea dos Estados Unidos a operar o modelo, considerado o maior avião comercial já produzido pela fabricante brasileira.
O acordo marca uma consolidação da Embraer no mercado norte-americano após um período de incertezas provocado pelas ameaças de tarifas de importação impostas pelo governo Donald Trump. A empresa chegou a ser afetada por uma sobretaxa de 10% sobre suas aeronaves, mas conseguiu evitar uma tarifa adicional de 50% que chegou a ser cogitada este ano.
A isenção foi decisiva para viabilizar a negociação, já que um aumento nos preços poderia afastar companhias regionais americanas – público-alvo da Embraer naquele país. Logo após o anúncio, as ações da empresa brasileira chegaram a subir 1% na B3.
Com o novo contrato, a Embraer reforça sua presença nos Estados Unidos, onde já mantém operações como centros de manutenção e suporte, e ganha impulso na disputa global por encomendas no segmento de jatos de médio porte.