Pedro Menezes   |   16/09/2025 10:21

Grupo Lufthansa realiza nova integração das aéreas e reorganiza operações internas

Gerenciamento comercial dos voos de curta e média distância passa a ser centralizado em nível de grupo

Divulgação
Aéreas do grupo (Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines e Brussels Airlines), portanto, continuarão responsáveis pela experiência do passageiro, incluindo produto de bordo, catering, lounges em seus mercados de origem e atendimento
Aéreas do grupo (Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines e Brussels Airlines), portanto, continuarão responsáveis pela experiência do passageiro, incluindo produto de bordo, catering, lounges em seus mercados de origem e atendimento

O Grupo Lufthansa anunciou uma ampla reorganização de suas operações internas, com o objetivo de aproximar ainda mais suas companhias aéreas e fortalecer sua posição competitiva no mercado global. A mudança, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2026, busca aumentar eficiência, acelerar decisões estratégicas e ampliar a rentabilidade, sem abrir mão da autonomia de cada marca.

As aéreas do grupo (Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines e Brussels Airlines), portanto, continuarão responsáveis pela experiência do passageiro, incluindo produto de bordo, catering, lounges em seus mercados de origem e atendimento. Já áreas menos visíveis para os viajantes terão processos cada vez mais integrados, como já ocorre no programa de fidelidade Miles & More e no desenvolvimento do aplicativo do grupo.

A rede de voos também passará por ajustes. O gerenciamento comercial dos voos de curta e média distância será centralizado em nível de grupo, modelo que já funciona há dez anos nas rotas de longa distância. A expectativa é que os passageiros que utilizam mais de uma companhia do grupo percebam uma malha mais coordenada e serviços complementares melhor alinhados.

Já a governança das mudanças será feita por meio de “Group Function Boards”, que reunirão executivos das aéreas e das áreas centrais do grupo. Serão quatro conselhos principais: Hub Steering, Tecnologia, Recursos Humanos e Finanças. Neste caso, as decisões serão tomadas de forma colegiada.

No campo da digitalização, a Lufthansa Group vai centralizar suas funções de TI. As unidades de inovação – Digital Hangar e Innovation & Tech Factory – também serão unificadas, criando um polo central de competências digitais voltado para operações, experiência do cliente, área comercial e corporativa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4276 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.