"Casamento perfeito": Lufthansa Group e ITA Airways detalham sinergia e próximos passos
Grupo alemão adquiriu 41% da aérea italiana em janeiro e, desde então, vem implementando benefícios

Em janeiro deste ano, o Lufthansa Group adquiriu 41% da ITA Airways com o objetivo, principalmente, de expandir os voos em codeshare para rotas intercontinentais selecionadas. Cinco meses depois, a compra foi finalizada e a sinergia vem avançando e entregando os benefícios aos passageiros do grupo, que, agora com a italiana, passa a contar com cinco companhias aéreas.
Um dos resultados mais recentes desta parceria é o primeiro evento com a participação da ITA Airways, o Experts Day, e o Brasil, mais especificamente São Paulo, teve a honra de sediar o encontro. Nesta quinta-feira (21), operadores, agentes de viagens e consolidadores tiveram uma manhã de conteúdo, capacitação e dinâmicas para saber mais o que a nova parceria vai oferecer. (veja fotos ao final da nota)
Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, a diretora geral do Lufthansa Group no Brasil, Annette Taeuber, e o gerente geral da ITA Airways, Murilo Cassino, revelam como a união vem evoluindo, como os passageiros se beneficiam, quais os próximos passos da concretização e planos para o futuro. Confira o bate papo completo a seguir.
PORTAL PANROTAS – Lufthansa Group adquiriu 41% da ITA Airways em janeiro, como vem sendo essa sinergia desde então?
ANNETTE TAEUBER (LUFTHANSA GROUP) – Está sendo em um ritmo super acelerado, que a gente não esperava. Eu estava aqui quando a Swiss entrou no grupo (2005), isso já faz um tempo, e foi mais lento. O processo está sendo muito rápido. E o foco é o passageiro final. Mostrar as sinergias que podemos dar. A mudança nos terminais dos nossos hubs, tanto em Munique, Frankfurt e em Roma, estamos nos mesmos terminais, o que facilita muito. Os lounges, no nosso caso mais de 170 lounges, os da ITA também, programa de milhagem...
MURILO CASSINO (ITA AIRWAYS) – As duas empresas se complementam em muitos destinos, serviços e produtos. Então, na verdade, é um casamento perfeito, onde realmente há um encaixe e o maior beneficiado acaba sendo o passageiro.
ANNETTE – o Miles & More, que abrange não só o Lufthansa Group, mas as outras companhias também. E se ele é Volare, ele pode adquirir ou gastar as milhas em ambos os programas. Isso é maravilhoso para o passageiro. Temos mais de 100 voos codeshare, estamos alinhando os horários.
CASSINO – Aumentou a capilaridade de distribuição, traz eficiência para as duas companhias, evitando aqueles voos convergentes, no mesmo horário. Então a ideia é exatamente isso, oferecer mais serviços, mais destinos, com mais eficiência.
ANNETTE – No Brasil também fizemos uns avanços. Estamos permitindo, por exemplo, a emissão via NDC, dos voos codehare operados pela ITA, oferecendo para o agente de viagens essa opção também. Então, ele pode fazer uma venda via Swiss, via Lufthansa, voltando com a ITA e usando a nossa facilidade de 10 vezes sem juros no NDC ou, se for no GDS pode usar também essa sinergia em 5 vezes sem juros. São coisas globais, mas também coisas no mercado local que estamos adaptando.
CASSINO - E até a questão de grupos. Poder ir com uma companhia, voltar com a outra. Melhora experiência de viagem do passageiro, reduz o tempo de conexão. E isso gera o que? Além de conforto, economia. O cliente vai montar o seu roteiro de forma mais eficiente.
ANNETTE – E aí a gente juntar essa grande capilaridade com três voos diários São Paulo-Zurich, São Paulo-Frankfurt, o Munique chegando, Rio aumentando a capacidade. Passamos a oferecer um menu muito mais amplo. Então, além dos nossos cinco hubs, tem o hub de Roma. São os dois únicos aeroportos da Europa (Munique e Roma) cinco estrelas.

PANROTAS – O processo leva um tempo, então a integração ainda deve estar ocorrendo... De significativo, o que já foi feito e o que falta acontecer?
ANNETTE – São vários passos que faltam ainda. Alinhar a oferta dos nossos clientes corporativos é o próximo passo. Alinhar Star Alliance. A ITA Airways entrará na aliança em janeiro do ano que vem.
CASSINO – Com isso, entra uma série de novidades para os nossos passageiros. Não só a parceria com o Grupo Lufthansa, mas todos os membros da Star Alliance. E isso é muito importante. Hoje as principais mudanças acabam que não são perceptíveis para o público final. Mas existe um trabalho intenso de departamento de compras, de contratos, inclusive aqui no Brasil. E tudo isso precisa se alinhar para entregar o melhor mix que existe em contratos com a Lufthansa e com a ITA. E o Brasil está tá muito adiantado. Os clientes saem daqui e já conseguem ver essa sinergia. Em alguns lugares do mundo ainda não aconteceu, mas, aqui, o País está sendo privilegiado, estamos na frente.
ANNETTE – Temos classes de reserva, tarifas, é uma complexidade muito grande no campo de oferta e distribuição. E isso tem de ser feito, demora um pouco. Tudo isso estamos avaliando junto com as nossas matrizes e tem muito por vir. No momento estamos com times separados, vai continuar assim, se conhecendo, namorando.
PANROTAS – Este é o primeiro evento oficial das companhias juntas. Contem um pouco sobre. Há planos de fazer mais encontros do tipo para capacitar o trade sobre possíveis dúvidas da parceria?
ANNETTE – Hoje é um marco muito grande, o primeiro evento público que fazemos juntos, então estamos muito felizes. O Experts Day neste ano já aconteceu em Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro e estávamos esperando este último, o maior, para convidar a ITA para participar e dar este start, o pontapé oficial.
CASSINO – Para nós é uma honra ter os clientes comuns da mesma casa também. Eles também estão muito empolgados em ter as duas grandes companhias debaixo do mesmo teto.
PANROTAS – E o que podemos esperar do futuro dessa parceria que começou há pouco ainda?
ANNETTE – Quando tem uma compra ou uma aquisição, o maior medo é a questão da identidade. E se tem uma coisa que a gente admira demais na ITA é a identidade. Visual, o design, a gastronomia, o cuidado pela excelência. É uma companhia jovem, que admiramos muito, sustentável. Muitas coisas em comum.
CASSINO – A ITA tem essa missão de levar a italianidade para dentro dos nossos produtos. É um produto com muita personalidade. Você entra nos aviões e já percebe os elementos italianos. A comida, o design, a poltrona, o uniforme. Então isso é muito a nossa missão. Levar a Itália, encher o céu de Itália.
ANNETTE – Como o Lufthansa Group tem essa proposta de manter as identidades, cada uma das cinco companhias aéreas têm suas peculiaridades, falamos que a gente tem uma cozinha e vários restaurantes. Acho que é assim que podemos resumir bem o que é o Lufthansa Group, que é o maior grupo de aviação da Europa.
PANROTAS – E agora estar dentro de um grupo como o Lufthansa Group, o que isso significa para vocês?
CASSINO – Vamos imaginar que estamos tocando um instrumento e agora nós plugamos no amplificador.
Na edição de São Paulo do Experts Day, estiveram presentes os seguintes executivos comerciais:
- Annette Taeuber (Lufthansa Group)
- Murilo Cassino (ITA Airways)
- Alan Jacch (Lufthansa Group)
- Andrea Cox (Lufthansa Group)
- Cristina Rached (Lufthansa Group)
- Débora Batista (Lufthansa Group)
- Diego Lopes (ITA Airways)
- Mariam Meletti (Lufthansa Group)
- Patricia Ribeiro (Lufthansa Group)
- Ricardo Amaral (Lufthansa Group)
- Sheila Fontana (ITA Airways)
- Susana Fonseca (Lufthansa Group)
- Thaís Morilhas (ITA Airways)
- Vitor Kappaun (Lufthansa Group)
E veja algumas fotos do evento no álbum a seguir.