Latam inaugura hangar de R$ 40 milhões em São Carlos (SP)
Vice-presidente Geraldo Alckmin participa de cerimônia do maior centro de manutenção aeronáutica da Améric

A Latam inaugurou ontem (25) o hangar 9 do seu LATAM MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), localizado em São Carlos (SP). A nova estrutura, construída em dez meses e especializada na manutenção pesada de aeronaves Boeing 787 Dreamliner, é fruto de um investimento de R$ 40 milhões e gera 300 novos empregos diretos.
A cerimônia contou com a presença de executivos da Latam Brasil e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O Latam MRO de São Carlos é o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul, segundo a companhia aérea, que o aponta como uma referência internacional na área.
"É emocionante ver São Carlos consolidada como um verdadeiro polo de desenvolvimento aeroespacial do Brasil, que além da manutenção de excelência abriga também a nossa Escola de Mecânicos e um histórico de inovação contínua"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Com a nova estrutura, o Latam MRO passa a realizar as manutenções pesadas da frota do Boeing 787 das afiliadas do grupo Latam, realizadas anteriormente fora do Brasil. O hangar também está preparado para pintura de aeronaves de grande porte e manutenção preventiva de até três Airbus 320 simultaneamente.
O projeto incorporou tecnologias avançadas como uso de drones para inspeção dos aviões e carrinhos autônomos de logística. O complexo conta com 95 mil metros quadrados, nove hangares, 22 oficinas, empregando cerca de dois mil profissionais e realizando mais de 60% das manutenções programadas de toda a frota do Grupo Latam.
Segundo a Latam, a companhia aérea é a única com Centro de Instrução certificado pela ANAC para formar mecânicos de manutenção aeronáutica. Em agosto de 2025, a Escola Latam abriu vagas externas, atraindo mais de 1,7 mil inscritos para 20 vagas, com 44% de mulheres entre os selecionados.
A chegada dos jatos Embraer E195-E2 à frota da Latam, prevista para o segundo semestre de 2026, promete reforçar ainda mais o papel do Latam MRO de São Carlos como polo do desenvolvimento aeroespacial do Brasil e da América Latina.