Beatrice Teizen   |   23/10/2025 23:38
Atualizada em 23/10/2025 23:52

Azul atualiza plano de negócios e detalha estratégia de redução de custos no Chapter 11

Proposta reforça metas de eficiência operacional e posiciona aérea para retomada mais sólida após processo


PANROTAS / Emerson Souza
John Rodgerson, CEO da Azul
John Rodgerson, CEO da Azul

A Azul anunciou na noite desta quinta-feira (23) a divulgação de um Plano de Negócios atualizado, como parte de seu processo de Chapter 11 nos Estados Unidos, concebido para transformar o futuro financeiro da companhia e posicionar o negócio para o sucesso de longo prazo.

O plano descreve a estratégia de malha e capacidade da Azul, juntamente com estimativas atualizadas para iniciativas de redução de custos alcançadas durante o processo do Chapter 11.

O documento destaca que a aérea espera emergir significativamente mais saudável, com menos dívidas gerais, menores passivos de arrendamento, menores pagamentos de arrendamento de aeronaves e alavancagem consideravelmente menor. A companhia estima uma alavancagem líquida de 2,5x na saída do processo.

“Este plano de negócios reflete nosso desejo de reconstruir a Azul como uma companhia aérea muito mais forte. Durante este processo, conseguimos chegar a acordos com nossos principais stakeholders, reduzindo significativamente nossa dívida e alavancagem, aumentando nossa geração de fluxo de caixa livre e, ao mesmo tempo, estabelecendo relacionamentos estratégicos de longo prazo. O plano mostra esses resultados positivos e estamos entusiasmados para preparar a Azul para o futuro”

John Rodgerson, CEO da Azul

O novo plano de negócios da Azul pode ser acessado neste link.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatrice Teizen

Conteúdos por

Beatrice Teizen

Beatrice Teizen tem 6539 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela PUC-SP, com experiência em redações como Forbes Brasil e Agora São Paulo, além de colaborações para CNN Brasil e UOL. Entrou na PANROTAS em 2017, com foco especialmente no PANROTAS Corporativo, e, desde 2021, atua como coordenadora de Redação