Filip Calixto   |   11/11/2025 10:48

Boeing inicia expansão da unidade de produção do 787 na Carolina do Sul

Expansão de US$ 1 bilhão prevê mil novos empregos e aumento da produção do Dreamliner até 2026

Divulgação Boeing
Segundo a Boeing, a ampliação tem como objetivo apoiar o aumento da taxa de produção do 787, prevista para atingir dez aeronaves por mês a partir de 2026
Segundo a Boeing, a ampliação tem como objetivo apoiar o aumento da taxa de produção do 787, prevista para atingir dez aeronaves por mês a partir de 2026

A Boeing iniciou as obras de ampliação de sua unidade Boeing South Carolina (BSC), responsável pela produção da família 787 Dreamliner. O projeto faz parte de um plano de expansão e modernização das instalações próximas ao Aeroporto Internacional de Charleston e em um segundo campus da empresa no estado.

Segundo a Boeing, a ampliação tem como objetivo apoiar o aumento da taxa de produção do 787, prevista para atingir dez aeronaves por mês a partir de 2026. O investimento total supera US$ 1 bilhão e prevê a criação de cerca de 1 mil novos empregos nos próximos cinco anos.

A expansão inclui a construção de um novo prédio de montagem final, com aproximadamente 110 mil metros quadrados, áreas adicionais para preparação de peças, pintura da empenagem vertical e ampliação do Flight Line. Também está prevista a expansão do Interiors Responsibility Center, onde são produzidos componentes internos do 787.

As obras devem empregar mais de 2,5 mil pessoas e somar cerca de 6,2 milhões de horas de trabalho, conduzidas por uma joint venture entre a HITT Contracting e a BE&K Building Group.

Atualmente, mais de 90 clientes em todo o mundo encomendaram mais de 2,2 mil aeronaves da família 787 Dreamliner. Após mais de 1,2 mil entregas, a carteira de pedidos do modelo permanece próxima de 1 mil unidades, incluindo cerca de 300 novos pedidos feitos em 2025.

De acordo com a Perspectiva de Mercado de Aviação Comercial (Commercial Market Outlook – CMO), a Boeing estima que o setor global de aviação demandará mais de 7,8 mil novas aeronaves de fuselagem larga nas próximas duas décadas.

A presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Stephanie Pope, afirmou que o investimento visa garantir a capacidade de atender à demanda futura dos clientes. "Estamos realizando este investimento significativo para garantir que a Boeing esteja preparada para atender às necessidades de nossos clientes nos próximos anos e décadas", disse.

A unidade de North Charleston é responsável por todo o ciclo de produção do 787 Dreamliner, incluindo os modelos 787-8, 787-9 e 787-10. A fábrica foi inaugurada em 2009 e atualmente emprega mais de 8.200 pessoas nos campi de North Charleston e Orangeburg.

Autoridades federais e estaduais participaram da cerimônia de início das obras. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, destacou a importância da expansão para a indústria americana. O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, afirmou que o investimento reforça a posição do estado no setor aeroespacial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7387 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes