França multará em até 20 mil euros passageiros que causarem tumulto em voos; veja detalhes
Passageiros também podem enfrentar proibição de embarcar em voos por até quatro anos

Os viajantes que gostam de "causar" nos voos já podem preparar o bolso. A França implementou novas regras rígidas para lidar com passageiros que geram tumultos em viagens de avião. As multas podem chegar a 20 mil euros e os passageiros também podem enfrentar proibição de embarcar em voos por até quatro anos. As informações são do site The Independent.
As medidas fazem parte do Decreto nº 2025-1063, que entrou em vigor em 8 de novembro, e estabelecem consequências rigorosas para passageiros que se recusam a seguir instruções de segurança ou que atrapalham o trabalho da tripulação.
Pelas novas regras, o Ministro da Aviação Civil pode aplicar multas de até 10 mil euros na primeira infração e 20 mil euros em caso de reincidência. Entre as violações listadas estão:
- Uso de dispositivos eletrônicos proibidos;
- Obstrução de tarefas de segurança da tripulação e
- Desobediência às instruções dadas pelos comissários.
Segundo o The Independent, nos casos mais graves, o passageiro pode ser impedido de embarcar em qualquer voo dentro da França por até quatro anos.
Também será criado um banco de dados dedicado, permitindo que as companhias aéreas relatem incidentes de comportamento prejudicial. A Autoridade Francesa de Aviação Civil será responsável pela gestão desses registros.
“A segurança dos passageiros e da tripulação é nossa prioridade absoluta. Comportamentos disruptivos a bordo de aeronaves são inaceitáveis. Eles colocam em risco a segurança do voo e comprometem as condições de trabalho das equipes", afirma o ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot.
Ele acrescenta que o novo quadro regulatório representa uma aplicação “rápida, justa e proporcional” e envia uma mensagem clara de que esses comportamentos “não serão mais tolerados e estarão sujeitos a sanções administrativas efetivas”.
Um incidente a cada 395 voos
Incidentes com passageiros indisciplinados continuam sendo uma preocupação crescente para as autoridades de aviação. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) estima que ocorra um incidente a cada 395 voos, enquanto a Agência Europeia para a Segurança da Aviação registra entre 200 e 500 casos por mês em toda a Europa.