Governo de Portugal e Qatar Airways iniciam conversas sobre a Tap, diz jornal
Processo já conta também com manifestações formais de Lufthansa Group e Air France-KLM

A privatização da Tap Air Portugal ganhou um novo capítulo nesta semana com a revelação, pelo jornal italiano Corriere della Sera, de que o governo português estaria em conversas preliminares com a Qatar Airways. Caso se confirme, trata-se de um terceiro interessado na companhia portuguesa.
O processo já conta com manifestações formais de Lufthansa Group e Air France-KLM, além da análise em curso pelo grupo IAG, dono da British Airways e da Iberia. É bom frisar que a Qatar Airways detém 25% do capital do próprio IAG, o que poderia explicar a ausência de entusiasmo do grupo anglo-espanhol.
Segundo o Corriere, fontes institucionais portuguesas afirmam que representantes do governo mantiveram contatos com companhias aéreas do Médio Oriente para explorar hipóteses de investimento no processo de privatização, e a Qatar surgiu logo como a candidata mais provável.
Enquanto isso, o processo formal avança. O Lufthansa Group confirmou, esta semana, ter enviado uma carta de intenção à Parpública, a holding do Estado português, reafirmando interesse numa participação inicial na Tap. Em comunicado, o grupo alemão afirma ser “a escolha certa para os consumidores europeus” e defende que pode fortalecer o hub de Lisboa, preservando a identidade nacional da companhia.
Como sabemos, o governo português pretende privatizar até 44,9% da Tap, reservando 5% das ações aos trabalhadores e mantendo uma participação de controle. A entrada de um investidor extra-europeu, como a Qatar Airways, no entanto, exigiria condições específicas para cumprir regras comunitárias no continente.