Governo libera até R$ 2 bilhões para compra de QAV; Azul pode ser principal beneficiada
Medida abre caminho para operações que agora poderão contar com cobertura do fundo federal

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) aprovou um novo mecanismo de apoio às companhias aéreas: a possibilidade de aquisição de querosene de aviação (QAV) com garantia do Fundo de Garantia às Exportações (FGE). A medida abre caminho para operações de até R$ 2 bilhões, que agora poderão contar com cobertura do fundo federal.
A iniciativa surge em um momento crítico para a Azul, que buscava exatamente esse tipo de ferramenta para reforçar seu plano de recuperação judicial nos Estados Unidos, como consta em documento oficial. O prazo para contestação ou homologação do plano termina nos próximos dias, e a decisão do Gecex deve fortalecer os argumentos da empresa perante o tribunal americano.
Será quase uma injeção imediata de liquidez, o que fará as companhias ganharem fôlego equivalente ao de um capital de giro subsidiado, reduzindo pressões sobre o caixa.
Embora o setor aéreo como um todo defenda outros mecanismos de apoio, como o acesso a recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), o desenho deste instrumento atende a um pleito da Azul. Fontes afirmam que Gol, Latam e até a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) não participaram das discussões que culminaram na decisão.
Com informações do Estadão.