Filip Calixto   |   14/11/2025 13:37
Atualizada em 19/11/2025 13:27

Greve de pilotos da Latam no Chile cancela 173 voos e afeta 20 mil passageiros

Paralisação por recomposição salarial afeta 20 mil passageiros e altera operações da companhia

Unsplash/Jon Flobrant
A mobilização ocorre após o fracasso nas negociações por um novo contrato coletivo entre a Latam e o SPL (Sindicato de Pilotos da Latam)
A mobilização ocorre após o fracasso nas negociações por um novo contrato coletivo entre a Latam e o SPL (Sindicato de Pilotos da Latam)

A greve dos pilotos da Latam Airlines no Chile provocou o cancelamento de 170 voos, afetando aproximadamente 20 mil passageiros em rotas domésticas e internacionais na América do Sul. A paralisação, aprovada por ampla maioria dos pilotos da companhia, deve impactar as operações ao menos até 17 de novembro.

A mobilização ocorre após o fracasso nas negociações por um novo contrato coletivo entre a Latam e o SPL (Sindicato de Pilotos da Latam). A principal reivindicação é a recomposição salarial e de benefícios ao patamar pré-pandemia. Durante a crise provocada pela covid-19, os pilotos aceitaram reduzir seus salários à metade para manter a operação em meio à queda global da demanda. Segundo o sindicato, a categoria foi a única que ainda não teve suas condições restabelecidas, mesmo após a recuperação financeira do grupo.

A Latam emprega cerca de 39 mil funcionários e opera uma frota de mais de 350 aeronaves. No início da greve, a empresa havia previsto cancelamentos apenas para os dias 12 e 13, mas estendeu as alterações de malha, indicando que os efeitos devem continuar enquanto o impasse persistir. Até o momento, não há confirmação de impacto direto em voos partindo ou chegando ao Brasil.

Diante da paralisação, a companhia afirma ter adotado medidas para minimizar transtornos, incluindo reacomodação de passageiros, alteração gratuita de datas e reembolso integral. A Latam, segundo informa a imprensa chilena, diz que a maioria dos viajantes já recebeu alternativas de viagem e recomenda que todos consultem o status de seus voos no site ou no aplicativo, na aba "Minhas Viagens", antes de se deslocar aos aeroportos.

Enquanto as operações seguem reduzidas, a negociação permanece sem avanços. A aprovação da greve contou com 97% dos votos dos associados do SPL, e, segundo a entidade, ainda não houve progresso desde o início da paralisação. O sindicato argumenta que a empresa, mesmo após sair do processo de reorganização judicial no exterior, não apresentou propostas que recuperem integralmente as perdas acumuladas desde 2020.

Sem previsão de encerramento, a greve mantém em alerta milhares de passageiros na região e exige atenção de quem tem voos programados para os próximos dias.

Nota da Latam Airlines

"A LATAM Airlines Brasil informa que não há voos de ou para o Brasil afetados pelos cancelamentos preventivos realizados pelo Grupo LATAM Airlines para proteger seus passageiros, em decorrência da greve do sindicato dos pilotos no Chile".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7517 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes